quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sete Dias com Marilyn


Baseado numa história real, a produção se passa nos bastidores do filme The Prince and the Showgirl, estrelado por Marilyn Monroe (Michelle Williams) e Laurence Olivier (Kenneth Branagh), onde Marilyn teve um breve caso com um assistente de produção. O filme foi indicado aos Oscars de Atriz e Ator Coadjuvante (Branagh).

Michelle Williams é uma atriz respeitável mas não achei ela adequada pro papel. As pessoas passam o filme inteiro espantadas com a beleza de Marilyn, com seu magnetismo natural, mas o que vemos na tela não justifica essas reações. Mais do que uma atriz respeitável, esse papel precisava de alguém com "star power" ou no mínimo com o tipo de beleza de Marilyn (Rachel McAdams me vem à mente; Scarlett Johansson também não seria má ideia).

O elemento mais envolvente do filme é o que já está na sinopse; a ideia do garoto comum que vive um romance com a maior estrela do cinema. Mas o filme não vai além dessa curiosidade inicial. A relação dos dois é superficial (como provavelmente deve ter sido na realidade). Acaba não sendo uma história de amor forte, nem um estudo interessante de Marilyn, cuja caracterização só revela o óbvio (ela era famosa, vulnerável e tomava pílulas).



O que não gosto no filme é o toque de "universo malevolente" - um ar de cinismo que parece dizer "veja os mortais, e o patético anseio pelo inatingível". O filme mostra um garoto ambicioso que se aventura numa realidade muito "acima" da dele, mas que obviamente terá que cair das nuvens. Por quê? Porque o autor é pessimista; o filme não explica os porquês essenciais, nem julga nada nem ninguém. A lição aprendida é "cada macaco no seu galho", não tenha ambição, não vá além da sua casta. Apesar disso, é um filme sobre grandes personalidades e quem gosta de teatro e cinema clássico deverá achar interessante.

My Week with Marilyn (Reino Unido, EUA / 2011 / 99 min / Simon Curtis)

INDICAÇÃO: Quem gostou de A Dama de Ferro, De-Lovely...

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: