domingo, 10 de junho de 2012

Branca de Neve e o Caçador


Diferente do outro filme da Branca de Neve em cartaz - Espelho, Espelho Meu - esse aqui tem um tom bem mais sério, uma produção mais sofisticada (o visual é excelente - o melhor aspecto do filme), e segue a estética de sagas modernas como Harry Potter e Crepúsculo (parece ser o primeiro filme de uma trilogia). É mais uma dessas "versões sombrias" de contos de fadas, como fizeram com a Chapeuzinho Vermelho em A Garota da Capa Vermelha.

Tirando o aspecto visual (fotografia, figurinos, direção de arte), o filme não tem nada de muito bem feito ou original, e basicamente aposta suas fichas no ato de ser sombrio - nas cenas feias e grotescas, como se o fato de ser desagradável por si só já garantisse ao filme um selo de qualidade. É o que mais me chama a atenção nos filmes voltados pro público jovem e aceitos como entretenimento hoje em dia - a ausência completa de humor, de romance, ou de qualquer sentimento associado a entretenimento. Na maior parte do filme vemos Branca de Neve (Kristen Stewart) sofrer, ser torturada, envenenada, nadar no esgoto com anões, enterrar anões, vemos o rosto perfeito da rainha se deformando, ela degustando tripas de pássaros, e assim por diante. Kristen Stewart está apática o filme todo e seu personagem não tem força - nem a parte romântica do filme funciona, e nem a parte guerra / Joana D'Arc, que exigiria uma heroína mais convincente.



Charlize Theron, embora forçada, é a personagem mais interessante do filme, fazendo a rainha obcecada por beleza. Mas outra coisa que enfraquece a história é o fato de Charlize estar deslumbrante no filme - quando o espelho mágico declara que agora Branca de Neve é a mais bela do reino (o que dá origem a todo o conflito), é difícil não imaginar que, pela primeira vez, o espelho possa estar enganado.

Snow White and the Huntsman (EUA / 2012 / 127 min / Rupert Sanders)

INDICAÇÃO: Quem gostou dos últimos Harry Potter, da saga Crepúsculo, Alice no País das Maravilhas (Tim Burton).

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: