terça-feira, 26 de junho de 2012

Sombras da Noite

Baseado numa novela americana do final dos anos 60, essa comédia sobrenatural de Tim Burton conta a história de Barnabas Collins (Johnny Depp), um vampiro que é aprisionado num caixão e desenterrado 200 depois, nos anos 70, onde ele volta pra sua antiga mansão, agora habitada por seus últimos descendentes (o elenco inclui Michelle Pfeiffer, Helena Bonham Carter e Eva Green). Esse é o 8º filme de Burton com Johnny Depp, que continuam explorando o tema do indivíduo desajustado, com habilidades únicas, mas que é excluído por estar fora de sintonia com a sociedade.

A produção tem um estilo retrô e é extremamente bem feita em todos os aspectos (direção de arte, figurinos, fotografia) como se espera de um filme de Burton. Os pontos fracos do filme vêm da tentativa de traduzir uma novela pra estrutura do cinema: muitos personagens interessantes porém pouco desenvolvidos, a ausência de uma trama forte, etc.


Outra coisa que impede o filme de ser mais memorável (e isso é uma característica de outros filmes de Burton) é uma certa falta de intensidade emocional: ao colocar o filme no meio do caminho entre a comédia e o drama, ele dilui tanto as risadas quanto as emoções mais sérias do filme, contando uma história interessante, mas que não tem nem altos nem baixos. Mas não deixa de ser um filme divertido e rico em ideias. 

Dark Shadows (EUA / 2012 / 113 min / Tim Burton)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Alice no País das Maravilhas, A Fantástica Fábrica de Chocolates, Edward Mãos de Tesoura, etc.

NOTA: 7.0

4 comentários:

Juliana disse...

Parebéns pelo blog! já adicionei aos meus favoritos,hahaha.

Caio Amaral disse...

Obrigado Juliana! Se quiser interagir mais tem também a página no Facebook. Abs!

Rodrigo E. disse...

Assisti o filme esses dias e só agora vim ler sua crítica. Estou de pleno acordo com ela, foram exatamente essas mesmas características que me incomodaram. Mas ainda assim achei o filme muito melhor que os últimos do Burton. As cenas em que ele trabalha com esse choque de épocas são geniais(pena que não são tantas quanto poderiam ser)! Outro ponto forte pra mim foi a Eva Green - e digo isso mais por ela que pela sua personagem - que atuou maravilhosamente.

Já comentei alguma vezes por aqui mas nunca parabenizei você pelo blog, Caio. Então, parabéns! rs. Gosto das suas análises e sempre venho conferi-las logo após de assistir um filme.

Caio Amaral disse...

Oi Rodrigo, obrigado pelo apoio! Lembro que já fez vários comentários por aqui. O Dark Shadows eu gostei bastante do universo, dos personagens.. mas fica a sensação de que não foi muito bem aproveitado né? A Eva ficou bem de vilã mesmo..! Abs.