quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Era do Gelo 4

Primeiro filme da série a não ser dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, o filme acompanha as aventuras do mamute Manny, que agora é separado de sua família ao ficar preso num bloco de gelo que se desprende do continente, levando ele e seus amigos pra alto mar. Capturados por um pirata, eles precisam escapar e achar o caminho de volta pra casa, que está sendo ameaçada pelo deslizamento de um bloco gigante de terra (toda essa tragédia ambiental provocada pela busca incessante do esquilo Scrat por sua noz).

O que havia de melhor na série A Era do Gelo era um senso de humor mais autêntico e elaborado que a média - característica que se perdeu aqui.

Mais uma vez temos uma história sem um protagonista claro, promovendo ideais anti-indivíduo, onde a "virtude" celebrada é a de se fazer parte de uma tribo, a proteção do rebanho, e o fato de todos serem comuns - eles querem apenas sobreviver, mas infelizmente o mundo é um lugar ameaçador, onde catástrofes fazem parte do dia a dia (os únicos animais tranquilos são 2 gambás que, por serem tão burros, não sabem que o mundo é uma tragédia).


Se você se distanciar da história e prestar atenção apenas nas imagens que surgem na tela, verá que grande parte do filme consiste de figuras feias agindo de maneira idiota, ou então de situações de ameaça física. O filme é Jogos Mortais pra criancinha - veja o trailer e repare quantas vezes o filme tenta prender a atenção através do perigo ou de sugestões de violência.

Conflito e tensão são elementos indispensáveis numa aventura - mas apenas como um obstáculo pra se atingir algo desejável - uma maneira de enfatizar a eficácia do herói e do bem. O final pode até ser trágico, mas se não houver um personagem gostável e a busca por um valor importante, provocar tensão vira apenas uma maneira barata e desagradável de se prender a atenção do público (como esses telejornais que apelam pra qualquer tipo de desgraça pra você não mudar de canal).

Ice Age: Continental Drift (EUA / 2012 / 94 min / Steve Martino, Mark Thurmeier)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Madagascar 3, Carros 2, Rio, etc.

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: