segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Tentação


Drama que mistura suspense com debate filosófico e conta a história de um homem (Charlie Hunnam) no alto de um prédio que precisa pular ao meio dia em ponto, caso contrário a mulher que ele ama será assassinada. Gavin é ateu e se apaixona por Shana (Liv Tyler) esposa de um fundamentalista cristão (Patrick Wilson). Shana também é religiosa, mas num grau menos fervoroso que o marido. O que começa como uma discussão intelectual amigável sobre religião vira uma questão de vida e morte quando Shana começa a corresponder o interesse de Gavin.

O filme tem certos problemas, como algumas sub-tramas desnecessárias (todo o drama familiar do personagem de Terrence Howard - o detetive que tenta convencer Gavin a não pular) além de uma direção crua, sem estilo, que dá a impressão de um cineasta inexperiente. Por outro lado é um dos dramas mais envolventes que vi recentemente, e todo o suspense emerge do roteiro e do conteúdo da história. São raros os filmes que discutem problemas intelectuais de maneira tão explícita, ainda mais num gênero de suspense, expondo questões filosóficas num contexto familiar, onde qualquer leigo pode se envolver. Muitos acreditam que filmes intelectuais não devem entreter e que filmes que entretêm não devem lidar com questões intelectuais. A Tentação não é um exemplo perfeito dessa união, mas mostra como esses dois mundos podem conviver de forma bem sucedida.



The Ledge (EUA, Alemanha / 2011 / 101 min / Matthew Chapman)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Por Um Fio, Jogos Mortais, Menina Má.com (esse é um dos filmes que eu mais odeio, mas há certas semelhanças na abordagem do tema - a diferença é que Menina Má.com está do lado do mal, do caos, enquanto A Tentação defende valores positivos)

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: