domingo, 5 de agosto de 2012

Katy Perry: Part of Me

Documentário que mostra os bastidores da turnê "California Dreams" de Katy Perry ao mesmo tempo em que conta a trajetória musical da cantora desde que era uma garota comum vivendo numa casa extremamente religiosa, até estourar nas paradas e se tornar uma das artistas pop mais bem sucedidas dos últimos tempos. O filme também explora o relacionamento dela com o comediante Russell Brand e a eventual separação dos dois.

O clímax emocional do filme é durante a apresentação de Katy em São Paulo (o maior público da turnê) onde ela ficou visivelmente emocionada com a reação dos fãs (eu estava lá nesse momento e me lembro da eletricidade no ar - foi um momento incrivelmente verdadeiro e íntimo de Katy - em seu choro contido, estava a prova silenciosa de que ela havia realizado seu "teenage dream" e estava no auge do sucesso).


Gosto de Katy mas o documentário em si não me impressionou muito e não acho que ajuda a defini-la como uma estrela - pelo contrário; a intenção parece ser a de mostrar que ela é uma garota simples e que essa história poderia ter acontecido a qualquer uma. Eles realmente nos convencem de que Katy é uma menina comum - não no sentido de não ser arrogante e ter uma vida normal, mas no sentido dela nem parecer ser uma artista ou ter qualquer talento fora do comum que justifique seu sucesso - uma garota com uma personalidade ainda em desenvolvimento e que até pouco tempo atrás nem tinha um gosto musical definido.

Toda a abordagem me pareceu ir contra a natureza do documentário e eu só ficava me perguntando onde estava a mente brilhante que escreveu um álbum inteiro só de hits. Não parecia ser a mesma pessoa que estava na tela. O cartaz do filme diz "seja você mesma e você poderá ser qualquer coisa" - o filme parecer querer inspirar os fãs escondendo que ela tenha qualquer virtude; dizendo que seu sucesso aconteceu simplesmente porque ela "acreditou" e "foi ela mesma". Não sei se compro muito essa história. Part of Me parece literalmente parte de Katy - gostaria de ter visto a outra parte também.

Katy Perry: Part of Me (EUA / 2012 / 93 min / Dan Cutforth, Jane Lipsitz)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Glee 3D: O Filme, Justin Bieber: Never Say Never, Jonas Brothers 3D - O Show, etc.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: