quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Vingador do Futuro

Bem diferente do original com Schwarzenegger, o filme não inclui viagens a Marte e foca mais no lado político da história. Colin Farrell faz um operário de fábrica no final do século 21 que, cansado de sua rotina, procura a Rekall - uma companhia que pode implantar memórias de uma vida mais interessante em sua mente.

Após um começo promissor e uma apresentação muito bem feita do personagem e da situação, o filme vai se tornando cada vez menos envolvente, perdendo o interesse de perseguição em perseguição. E o que vai piorando é o roteiro: o filme pede que a gente invista nossa atenção em uma série de personagens secundários, detalhes mal explicados da trama, mas não nos dá motivos fortes o bastante pra termos interesse no objetivo final da história - especialmente porque ele sugere desde o começo que tudo aquilo que vemos pode se tratar de uma ilusão na cabeça do herói. Assim, o público não vai (e não deve) se preocupar muito com o que está acontecendo na tela (fazendo uma comparação meio absurda, imagine se no começo de Titanic a velhinha fosse apresentada como uma esquizofrênica e tivéssemos motivos para suspeitar de que ela nunca esteve no navio e que sua história na verdade vem de um filme que ela assistiu na juventude; as cenas do desastre teriam o mesmo impacto?). Subjetivismo pode ser um tema interessante para uma discussão intelectual, mas não há nada que destrua melhor um filme de ação.


Além disso, toda a ação do filme gira em torno de um tema de opressão política que não é bem explorado e não parece ser algo de importância ideológica pro protagonista - então mesmo que fosse estabelecido que é tudo real, o drama ainda não seria dos mais interessantes.

O lado bom é que o filme é bem dirigido, as cenas de ação são bem coreografadas, os efeitos especiais são de ótima qualidade e a direção de arte é cheia de ideias interessantes - embora lembre muito Blade Runner, Minority Report e outros do gênero.

Total Recall (EUA, Canada / 2012 / 118 min / Len Wiseman)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Contra o Tempo, Os Agentes do Destino, A Origem, Minority Report,  etc.

NOTA: 6.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Caio, fiquei surpresa ao ver que você indicou esse filme para quem gostou de "Contra o Tempo", pois assim que saí da sala de cinema, o primeiro filme que me veio à cabeça após assistir esse filme foi exatamente Contra o Tempo. Gostaria que você fizesse uma crítica sobre o filme "Um Divã Para Dois", que assisti na semana passada (mais pela Meryl Streep do que pela sinopse em si), e queria ver o que você achou dele. Obrigada, sou leitura assídua do seu blog!

Caio Amaral disse...

Acho que os próprios produtores tinham "Contra o Tempo" na cabeça - repare no poster que é muito parecido com um dos posters oficiais de Contra o Tempo, que mostrava uma imagem do Jake Gyllenhaal se desintegrando em pequenos cubos assim como neste.

Já vi Um Divã para Dois, em breve comento! Abs.