quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Um Divã para Dois

Comédia do diretor de O Diabo Veste Prada sobre uma mulher já na terceira idade que está frustrada com o seu casamento de mais de 30 anos. Após ler um livro de um especialista em relacionamentos, ela convence seu marido a voar até a cidadezinha de Hope Springs no Maine para uma semana de terapia de casal.

Me parecia um pouco inapropriada a ideia de um filme sobre a Meryl Streep apimentando sua vida sexual com Tommy Lee Jones, mas fiquei feliz de ver que Meryl consegue se safar até com isso. Os dois estão adoráveis e o filme funciona pois o foco não é no sexo, mas no lado afetivo (não digo isso por causa da idade deles - seria o mesmo se eles tivessem 30 anos). Este é um casal que realmente se ama, e ao longo do filme percebemos que o que Meryl quer não é safadeza, mas reacender a chama que fez com que eles se apaixonassem.


Por trás disso, é uma história sobre volição - sobre a capacidade de termos metas e de tomarmos as ações necessárias para atingi-las; a ideia de que sua vida pessoal e a sua felicidade estão sob o seu controle (essa é a essência da escola Romântica de literatura). Quando falamos de negócios ou de questões concretas, a maioria das pessoas aceita o conceito de volição, mas nem todo mundo percebe que o mesmo se aplica ao caráter e às questões pessoais. 

O filme não é grande coisa (o personagem do terapeuta é mal explorado e acaba parecendo de fato uma auto-ajuda barata), mas é um romance que inspira e Meryl e Tommy dão profundidade à história. 

Hope Springs (EUA / 2012 / 100 min / David Frankel)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Simplesmente Complicado, Julie & Julia, Alguém Tem que Ceder, Tudo em Família, Terapia do Amor, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: