terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os Mercenários 2

Sequência do filme de 2010, o filme volta a reunir ícones de ação como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jason Satham, Jet Li, Arnold Schwarzenegger, Jean-Claude Van Damme e Chuck Norris. A história acompanha Stallone e seu time no leste europeu num plano de vingança contra o personagem de Van Damme, depois que este assassina covardemente um membro de sua equipe.

Assim como o primeiro, a história é desinteressante e serve apenas como desculpa para as sequências de ação. Na verdade o filme só pode ser justificado sob a premissa de que força física e violência são fins em si mesmos. Assim como um filme pornô, que tem sexo como um fim em si mesmo e inclui uma história apenas para interligar as cenas de sexo, o filme salta de uma cena de luta para a próxima, tratando a matança com humor e descontração, como se tudo não passasse de um grande jogo de paintball (o verdadeiro problema aqui não é ter violência, mas ter ação divorciada de drama). Algumas lutas têm certo valor coreográfico, especialmente as de Jason Statham. Se todas fossem assim, o filme estaria mais justificado, mas não é bem o caso - o foco aqui não é na arte da luta, mas na "masculinidade" dos personagens: vozes graves, músculos, brigas, armas, facas, tatuagens, caveiras, Harleys, potência - o tipo de exagero que só pode vir de alguém com sérios problemas sexuais (como esses caras que compram motos barulhentas pra compensar questões de autoestima).


A maior graça do filme no fundo é ver ícones como Schwarzenegger, Stallone e Bruce Willis lado a lado, mas embora isso tenha certo valor de entretenimento, não pode ser considerado um mérito real do filme. Quando estes atores surgem na tela, qualquer emoção positiva que você possa ter não é porque este filme é bom, mas porque filmes como O Exterminador do Futuro, Rambo Duro de Matar foram bons.

The Expendables 2 (EUA / 2012 / 103 min / Simon West)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Os Mercenários, da série Velozes e Furiosos, Esquadrão Classe A, etc.

NOTA: 5.0

Um comentário:

Rafael W. disse...

O épico de ação do ano!

http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/