terça-feira, 9 de outubro de 2012

Busca Implacável 2

Sequência do bem sucedido (e super eficiente) Busca Implacável, que deu início a essa nova fase da carreira de Liam Neeson como herói de ação. Produzido por Luc Besson, o filme trás de volta Maggie Grace e Famke Janssen como a filha e a ex-mulher do herói.

No primeiro filme, Neeson matou dezenas de criminosos pra poder resgatar sua filha sequestrada. Agora, o pai de um desses sequestradores mortos busca vingança, planejando raptar a família inteira durante uma viagem a Istambul.

Embora menos interessante (como na maioria das sequências) a fórmula continua funcionando. Neeson é a figura ideal para o papel, e muito da graça do filme vem de assistir esse senhor respeitável, solene e elegante derrotando assassinos perigosos (o que é muito mais interessante do que ver machões bombados fazendo a mesma coisa, como em Os Mercenários 2, pois aqui há a ideia de que inteligência e experiência superam a força bruta).

Os diálogos são primários, a história é simples até demais, mas pelo menos o conflito é claro e a ação é bem feita (os melhores momentos são quando Neeson encarna o MacGyver e encontra saídas sofisticadas para os seus problemas).


O ponto fraco é que esse é o tipo de história que não pede uma sequência; eles teriam que ter criado um enredo 3 vezes mais elaborado e original pra não dar a sensação de "mais do mesmo"; de um filme feito apenas pra faturar mais alguns milhões (o primeiro custou 25 milhões e faturou quase 10 vezes isso).

Ainda assim, é um entretenimento honesto. Assim como Neeson, tem um objetivo muito simples, e o cumpre de maneira direta, sem fingir ter maiores pretensões.

Taken 2 (França / 2012 / 91 min / Olivier Megaton)

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Legado Bourne, À Toda Prova (Haywire), Desconhecido, O Fim da Escuridão, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: