quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Jack Reacher - O Último Tiro

Jack Reacher é o herói de uma série de livros do autor britânico Lee Child (por algum motivo o filme é baseado no 7º livro da série e não no 1º). Ele é um ex-policial militar que agora vaga pelos EUA sem nenhum tipo de documento, fazendo justiça com as próprias mãos. Após um atirador de elite assassinar 5 pessoas aleatoriamente em Pittsburgh, Reacher é chamado pelo suspeito principal pra investigar o caso.

Pros padrões de Cruise, é um filme de ação menor (não espere vê-lo escalando arranha-céus em Dubai), preocupado mais em contar uma história de maneira inteligente do que em distrair o público com uma cena de ação a cada 5 minutos (embora as cenas de ação aqui também sejam excelentes, em particular uma impressionante perseguição de carros onde Cruise não usa dublês).

 Talvez por ser o 7º livro, senti falta de uma apresentação melhor do personagem, mostrando de onde ele veio, quais suas motivações pessoais, etc. Acaba ficando uma figura um pouco distante, difícil da plateia se identificar (até por isso soam estranhas algumas tentativas de humor no filme, que seriam apropriadas pra um Indiana Jones ou James Bond, mas não pra uma figura tão misteriosa e invulnerável quanto Reacher).


Mas no fim tudo funciona porque a investigação é interessante - e porque sabemos que Tom Cruise não faz um filme se não for pra dar um show. Você sabe que ele vai ter uma entrada memorável, que vai lutar por uma boa causa e manter sua integridade até o final do filme, que vai ter atitudes dignas de aplauso... Reacher no livro mede 1,96m de altura; Cruise mede só 1,70m e teoricamente era baixo demais pro papel. Mas os produtores concluíram que ninguém passaria mais credibilidade na tela na hora de encarnar o herói. Eles estavam certos.

Jack Reacher (EUA / 2012 / 130 min / Christopher McQuarrie)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Missão Impossível: Protocolo Fantasma, O Legado Bourne, Gran Torino, Busca Implacável, Encontro Explosivo.

NOTA: 7.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Exatamente Caio, o Tom não faz um filme se não for pra dar um Shoooow!!!!!!
Parábens pelo Blogg

Paulo Jansen

Caio Amaral disse...

Valeu, Paulo... Cruise realmente é o cara, me lembra os astros de antigamente... John Wayne, Humphrey Bogart, etc...