quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lincoln

Drama histórico de Steven Spielberg que mostra os últimos meses da vida de Abraham Lincoln, focando nos seus esforços pra passar uma emenda à constituição dos EUA que aboliria a escravidão no país. É o filme com mais indicações ao Oscar este ano (12) e marca pela direção de arte bem cuidada e pelas ótimas performances de Daniel Day Lewis, Sally Field e Tommy Lee Jones.

Confesso que história nunca foi meu forte no colégio, então que tive que ver o filme 2 vezes pra entender melhor os conflitos políticos e as escolhas dos personagens ao longo da trama. Como o próprio Spielberg observou, ele geralmente pede pro espectador relaxar em seus filmes - desta vez, ele está pedindo pra gente prestar atenção. Muito do filme consiste de diálogos entre políticos em ambientes internos - e você realmente tem que pegar os detalhes, se não a experiência pode se tornar entediante.

É um filme mais contido, focado na história e na caracterização de Lincoln. Spielberg tem pouco espaço pra brincar, pra usar todos os seus recursos como cineasta. Mas a direção não deixa de ser menos primorosa por causa disso. É como um grande desenhista que resolve fazer uma caricatura com alguns traços simples - mas nesses traços simples, revela a precisão e a habilidade que só um mestre poderia ter. Uma abordagem apropriada pra contar a história de Lincoln - um homem de voz calma, postura humilde, cujas virtudes não vêm à tona em grandes atos de bravura, mas na escolha de palavras, nas decisões estratégicas, nos atos que de fora parecem pequenos, mas somados têm o poder de mudar uma nação inteira.


É tão raro hoje em dia ver histórias que celebram integridade e bondade de maneira séria que o filme acaba remetendo mais a clássicos como A Mulher Faz o Homem, 12 Homens e Uma Sentença... Numa época em que só ouvimos de corrupção na política, uma história como essa parece uma fantasia ainda mais distante do que as de dinossauros e aliens que Spielberg costuma contar. Talvez não seja seu filme mais divertido, mas é um documento histórico inspirador e uma produção talentosa em todos os aspectos.

Lincoln (EUA / 2012 / 150 min / Steven Spielberg)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Cavalo de Guerra, J. Edgar, Milk - A Voz da Igualdade, Amistad, A Lista de Schindler.

NOTA: 9.0

Nenhum comentário: