sábado, 12 de janeiro de 2013

O Som ao Redor

Premiado em festivais dentro e fora do Brasil (chegou até à lista dos 10 melhores do ano do A.O. Scott, crítico do New York Times), esse é o primeiro longa de ficção do crítico Kleber Mendonça Filho. O filme se passa num bairro de classe média na zona sul de Recife, onde acompanhamos a rotina dos moradores da região (destacando 2 personagens principais: um corretor de imóveis e uma dona de casa com hábitos peculiares), além dos novos seguranças que passam a tomar conta da rua.

É um desses filmes obscuros onde o diretor não quer contar uma história - apenas usa o cinema como meio pra expressar certas teorias. Ele parece pensar assim: eu tenho uma crítica a ser feita a respeito da sociedade, mas não vou ser explícito - vou montar uma espécie de charada pra que apenas alguns espectadores consigam decifrar essas minhas ideias (brasileiro deve ter herdado isso da época da ditadura, onde se comunicar pelas entrelinhas era sinônimo de sofisticação).


Se você procurar críticas do filme vai ver gente dizendo que ele faz uma complexa análise social, mostrando o atrito entre as classes, expondo algo de indesejável na sociedade que ecoa da história do país... Mas essa discussão ficou muito mais na cabeça do cineasta do que na tela (não basta sugerir algo - uma boa análise deve desenvolver suas ideias, ter argumentos, fazer comparações, chegar a alguma conclusão, etc...).

O filme tem cenas marcantes, chama atenção pela direção cheia de movimentos de câmera precisos e zooms à la Kubrick, mas falta uma história pra integrar esses elementos todos numa estrutura satisfatória.

O Som ao Redor (BRA / 2013 / 131 min / Kleber Mendonça Filho)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de A Casa de Alice, Entre os Muros da Escola, O Pântano, etc

NOTA: 3.0

5 comentários:

Anônimo disse...

Não dá para levar a sério um blog que leva um título cheio de erros de português, assim como o perfil. Acho que o pretensioso é você. Vai ver filme dos Trapalhões.

Caio Amaral disse...

É sempre igual: anônimo faz um ataque generalizado que se resume a "eu não te aprovo", e daí sai sem discutir o filme, sem contra-argumentar, etc.

Bertino disse...

Não basta ser fã de cinema, para ter um blog e expor analises de filmes. Não confunda criticador com crítico de arte cinema e etc. Você termina virando alvo. Os melhores críticos de cinema do Brasil e do exterior fizeram elogios ao O som ao redor, inclusive um que você cita em seu perfil. Caio a água só corre pro mar. Quando você faz diferente pra agradar como fez o Walter Mendonça, os defeitos passam despercebidos, mas quando você quer ser diferente para agredir, ai você é o alvo. Quando um filme deixa mensagem não precisa ter historia. Vi seus ''comentários'' em De perna pro AR 2 e outros, não vi alfinetas sua, nota 4 e nem história em alguns. Fica a dica: induza as pessoas fazerem comentários dos filmes e não dos seus comentários, outra troque o nome do blog para Sou fã de cinema. Siga a linha do blog Adoro cinema. Cinéfilos são amantes não críticos.Se você não gostou do filme diga apenas que não gostou, pois não tem cara de hollywood ou simplesmente dê uma nota entre 6 a 8 aos que você não gostou e você estará sempre em evolução. Fica com Deus.

Bertino disse...

rs rs rs rs ! Não é Walter é Kleber Mendonça.

Caio Amaral disse...

Oi Bertino, não entendi boa parte das suas frases mas discordo da primeira. Qualquer um tem o direito de ter um blog e expressar suas ideias. Se vai ter qualidade é outra questão. Gostando ou não, o que eu escrevo são críticas. Não vejo sentido em mudar o nome do blog só pra não "virar alvo". Aliás, a palavra "crítica" só foi aparecer no topo do blog recentemente.. Nunca me anunciei como crítico e isso nunca impediu "bullys" de entrarem aqui fazendo comentários anônimos como este acima.

O que você diz no final vai contra todos os meus princípios.. Se eu não gostei de um filme, como vou dizer simplesmente "não gostei pq não tem cara de Hollywood" e dar uma nota alta? Por que? Pra não desagradar ninguém? Isso não só seria mentira como seria uma completa falta de integridade e iria contra todo o propósito do blog, que serve justamente pra eu desenvolver e expressar minhas (verdadeiras) opiniões a respeito dos filmes. Abs.