sábado, 9 de março de 2013

Dezesseis Luas

Apesar de ter sido um fracasso nos EUA, veio anunciado como "o próximo Crepúsculo" esse romance adolescente misturado com fantasia que conta a história de Lena, uma garota misteriosa e com poderes sobrenaturais que chega numa cidadezinha do Sul dos EUA e começa um romance com Ethan, um garoto local, trazendo problemas para ambos.

Infelizmente a produção é de gosto duvidoso (efeitos especiais estranhos, cenários feios, cabelos feios...) e a história não é das melhores, insistindo demais nas burocracias do mundo dos bruxos. Tenho certos problemas com filmes sobre bruxos, vampiros, etc, pois muitas vezes os conflitos são muito distantes da nossa realidade. Lena, ao completar 16 anos, irá descobrir sua verdadeira natureza - se ela irá para o lado da luz ou das trevas. Depois tem que descobrir como desfazer uma antiga maldição, mas pra isso alguém que ela ama terá que morrer... Ou seja, é difícil se por na pele da menina, pois na vida real não exite nenhum paralelo para isso - uma situação onde forças externas determinam se você é bom ou mau, ou leis aleatórias que te obrigam a fazer grandes sacrifícios...


Mas isso tudo ainda não explica o fracasso do filme. Crepúsculo também não tinha o melhor dos roteiros e a melhor das produções, mas foi um sucesso pois acertou num ponto: no casal central (ou no trio central). Aqui parece que pegaram de propósito atores menos fotogênicos, menos carismáticos, achando que a plateia se identificaria mais com pessoas normais. Errado! Pelo menos pra esse tipo de filme (um romance escapista, maior que a vida). As meninas não querem ver uma garota que se pareça de fato com qualquer outra. Elas querem ver seus conflitos e inseguranças projetadas numa menina atraente, elegante, desejada... Era divertido ver Bella tropeçando, se fazendo de enrustida - isso abria uma porta pras meninas se identificarem com uma garota que no fundo era uma referência. Não era de fato uma desastrada. Enfim, quem diria que um dia eu estaria sentindo falta dos acertos de Crepúsculo, mas a verdade é que esse filme veio mostrar que seu sucesso não foi à toa.

Beautiful Creatures  (EUA / 2013 / 124 min / Richard LaGravenese)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou tanto de Crepúsculo que qualquer coisa na linha já está valendo.

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: