quinta-feira, 28 de março de 2013

Os Croods

Animação digital da Dreamworks sobre uma família pré-histórica que precisa ir em busca de um novo lar quando desastres naturais ameaçam sua caverna (ou seja, A Era do Gelo encontra Os Flintstones). O conflito principal é entre o chefe da família - que é super-protetor e ensina os filhos a se esconderem em casa e nunca buscarem experiências novas - e a filha que se apaixona por um peregrino inteligente que ensina a eles justamente o oposto; a ter curiosidade e a "perseguir o Sol".

Visualmente o filme é bonito, mas o enredo e a criatividade não estão à altura da parte técnica. Tudo parece artificial, começando pelo início da trama, onde eles vivem num local desértico, mas após um terremoto vão parar praticamente na selva de Avatar, que estava a poucos metros da caverna. Será que ninguém viu aquilo em décadas? Falta um mínimo de bom senso nas situações - os personagens estão constantemente saindo de enrascadas de maneiras improváveis e confusas. Por exemplo: voando numa espiga de milho gigante que explode e vira um foguete - ou no final, quando o pai é erguido por pássaros dentro de um esqueleto coberto de piche (nem tente entender!). Boas sacadas precisam ser simples e plausíveis... O filme é cheio de ideias fracas como essas que em vez de divertir vão dando a impressão que o roteiro foi escrito de qualquer jeito, por gente que acha que não é preciso ser inteligente com crianças.


Os personagens também não são memoráveis, em particular a menina que fica meio apagada no meio dos outros (são praticamente todos o que eu chamo de "heróis envergonhados" - aliás, dei uma revisada nesse texto, deem uma olhada depois). Superficialmente, o filme parece ser bem intencionado e passar uma mensagem positiva, mas é tudo tão baseado em clichês, pré-fabricado e pouco autêntico que no fim a história acaba fazendo o oposto de inspirar.

The Croods (EUA / 2013 / 98 min / Kirk de Micco, Chris Sanders)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de A Era do Gelo, Enrolados, Madagascar, Kung Fu Panda, etc.

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: