quarta-feira, 10 de abril de 2013

G.I. Joe: Retaliação

Ainda não dá pra dizer que é um entretenimento de primeira linha, mas sem dúvida esse novo G.I. Joe representa uma enorme evolução em relação ao primeiro (que foi uma das coisas mais confusas que eu já vi). Talvez porque mudaram os roteiristas e trouxeram a dupla responsável por Zumbilândia (que eu não vi mas que foi sucesso de público e crítica). Os rostos mais conhecidos no elenco (como Bruce Willis e Dwayne Johnson) também ajudam a dar mais força à produção.

O filme começa com os "Joes" sendo vítimas de uma emboscada e sendo exterminados pelo próprio governo, que está sob o comando da organização Cobra (inimiga dos G.I. Joe). 3 conseguem sobreviver se escondendo dentro de um poço durante o ataque, e quando saem de lá partem em busca de vingança (a maneira em que eles saem desse poço é interessante porque fica naquele limite entre o impossível e o improvável - aliás o filme exagera mas raramente abandona a lógica totalmente como o último fazia, sempre fazendo você se perguntar "será que isso é possível?").

No centro da trama está toda a questão do desarmamento nuclear, dando à história um tom de atualidade. Mas claro isso é apenas um pano de fundo pras cenas de ação, que por sinal estão entre as melhores que vi recentemente (imagine uma sequência de luta de espadas entre várias pessoas, mas situada num enorme desfiladeiro, com ninjas pendurados em cordas de alpinismo!).


De longe pode parecer como qualquer outro filme de ação vazio produzido com o único intuito de arrancar mais alguns milhões do público. É a quantidade e a qualidade das ideias que demonstra que é um filme feito com entusiasmo, por pessoas preocupadas em contar uma história honestamente e em prender a atenção do espectador com sacadas interessantes e divertidas a todo momento.

G.I. Joe: Retaliation (EUA / 2013 / 110 min / Jon M. Chu)

INDICAÇÃO: Quem gostou de O Legado Bourne, Missão Impossível: Protocolo Fantasma, Transformers, As Panteras - Detonando.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: