sábado, 25 de maio de 2013

Reino Escondido

Animação 3D da Blue Sky Studios (a mesma companhia de A Era do Gelo e Rio) sobre uma garota que vai visitar seu pai numa casa próxima a uma floresta (o pai é um cientista excêntrico que acredita que há pequenas fadas e guerreiros vivendo na floresta) quando acaba sendo magicamente encolhida e descobre que o mundo que seu pai estudava era real. Na floresta, ela se junta aos "homens-folha" numa batalha contra criaturas que ameaçam destruir toda a floresta (é mais uma daquelas tramas ecológicas que vêm na tendência de Avatar).

Se fosse pra resumir o filme em 1 frase eu diria: visual lindo, história medíocre. A animação é sofisticada, as paisagens são belíssimas (a produção tem uma atitude um pouco mais adulta que o normal do gênero), mas não há qualquer envolvimento com os personagens, a história é desinteressante, o casal não tem química, o vilão não impressiona... De "épico" só o título mesmo. O problema já está no ponto de partida: a menina não tem qualquer interesse nos estudos do pai, não liga pra fadas, não luta por causas ecológicas... A ideia de uma adolescente com esse perfil ir parar no "reino escondido" já não é nada empolgante (compare com Dorothy, que já sonhava com um mundo "acima do arco-íris" antes de ir pra Oz, ou com Jurassic Park, onde os protagonistas eram paleontólogos).


Chegando lá, ela embarca na aventura mas não por um interesse pessoal forte, mas forçada pelas circunstâncias; movida por um senso de dever. Nem o romance - que poderia dar um sentido pra história - acaba rolando direito. Sem falar que a missão é chata e cheia daquelas regras místicas nonsense do tipo "pra salvar o mundo, o botão da flor deve ser exposto à lua exatamente às X horas do dia tal", etc. O filme é bem intencionado, mas vai ser difícil manter as crianças sentadas depois da primeira meia-hora.

Epic (EUA / 2013 / 102 min / Chris Wedge)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de A Origem dos Guardiões, A Era do Gelo 4, Rio, 9, Horton e o Mundo dos Quem!.

NOTA: 5.5

2 comentários:

Anônimo disse...

A ironia aqui é que muita gente acha que o próprio Avatar teria sido inspirado numa animação com trama ecológica, o desenho australiano Ferngully, de 1992, onde um empregado de madereira encontra na floresta um reino de fadinhas, e se junta a elas numa batalha contra criaturas que ameaçam a floresta. Avatar tem sido comparado a muita coisa, a Dança com Lobos e Pocahontas, mas a semelhança com Ferngully é mais notável, porque a mensagem ambientalista é mais explícita, porque nos dois filmes há uma máquina enorme que destrói a floresta, e porque os filmes são da Fox. Aqui uma comparação entre os dois:
https://www.youtube.com/watch?v=9Wj7ZA5PPGk

Caio Amaral disse...

Interessante a comparação, nunca vi o Ferngully...! Mas eu acho que todo filme como Avatar, que tenta contar uma história num molde meio mitológico, vai acabar se parecendo com dezenas de outras histórias já existentes.. Não acho a história de Avatar das mais inspiradas, mas o filme tem imaginação de sobra em outros aspectos.. por isso ainda consigo ver como um filme autêntico, original.. apesar das semelhanças com outras histórias..