quarta-feira, 29 de maio de 2013

Velozes & Furiosos 6

É melhor que o último que se passava no Rio, principalmente porque a história aqui já começa mais envolvente: Letty (Michelle Rodriguez), ex-namorada de Toretto (Vin Diesel) que supostamente havia morrido, é descoberta viva e trabalhando para uma organização criminosa - justamente a que Diesel e sua turma terão que derrubar. A curiosidade do que aconteceu com ela já é o bastante pra fazer a gente embarcar na história. Outra melhora é que agora eles estão caçando os criminosos à serviço do governo - ou seja, dessa vez eles são de fato os mocinhos e não é como nos outros filmes onde era bandido contra bandido e você não tinha bons motivos pra torcer pra ninguém.

Mas o sucesso do filme se deve mesmo às sequências de ação, que estão cada vez mais exageradas e divertidas. A sequência final, que se passa num avião cargueiro prestes a decolar, ou é a cena mais forçada de todos os tempos, ou foi filmada num aeroporto de 50 km de comprimento, pois a ação rola solta por uns 15 minutos e nada da pista acabar (sem falar nos carros pendurados nas asas do avião e uma série de outras loucuras). Chega a ser admirável não só pela ousadia, mas também pelo fato da cena funcionar e deixar a gente preocupado mesmo assim.


O filme só não é um entretenimento melhor porque, assim como os outros da série, ele é extremamente materialista e se passa num mundo onde os grandes valores da vida são músculos rasgados, carros barulhentos, etc. Toretto é um herói apenas do mundo físico - se você valoriza inteligência, cultura, bons modos, senso de humor - qualquer coisa que não descreva um troglodita - você não vai se sentir extremamente representado na tela.

Fast & Furious 6 (EUA / 2013 / 130 min / Justin Lin)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou do último, Os Mercenários, Transporter, Triplo X, etc.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: