sexta-feira, 14 de junho de 2013

Depois da Terra

Não fez o sucesso esperado nos EUA esse projeto de Will Smith, que além de estrelar o filme ao lado de seu filho Jaden, tem crédito como produtor e autor da história. Pra dirigir, Smith contratou M. Night Shyamalan (com quem ele queria trabalhar havia muito tempo), que após uma série de fracassos parecia estar finalmente num projeto comercial (praticamente tudo que Will faz vira blockbuster), mas ainda não foi dessa vez que ele se redimiu com o público (pelo visto é Shyamalan o problema).

O filme acaba parecendo mais um veículo pra uma mensagem de auto-ajuda (o monstro do filme caça sentindo o medo de suas presas, portanto pra sobreviver você tem que aprender que "medo é uma escolha"), que é bem intencionada porém soa um pouco superficial pra sustentar a história toda.

Alguns críticos dizem que o filme promove ideias da cientologia, mas os conceitos aqui não me parecem exclusivos de uma religião ou de outra. O filme fala de coragem, amadurecimento - temas válidos e comuns em muitos filmes do gênero. Smith sempre gostou de desenvolvimento pessoal, mensagens motivacionais (há vários vídeos no YouTube dele falando sobre isso), então a história me parece mais a expressão da ideologia dele do que qualquer outra coisa.


Mas o público não se encantou, e muitos viram o filme como um "projeto de vaidade" de Smith, querendo mostrar sua sabedoria de vida e lançar o filho como astro antes mesmo dele estar pronto. Os críticos disseram que o menino é péssimo ator, que não tem carisma... Pra mim o problema é mais de personagem do que de interpretação (ninguém reclamou dos dois quando contracenaram em À Procura da Felicidade). Aqui não há uma relação muito interessante entre pai e filho - o pai é severo e autoritário injustamente, pois o garoto é exemplar e faz de tudo para agradá-lo. Por outro lado, o filho é "prodígio" e preparado demais pra gente se preocupar se ele vai vencer ou não (seria mais interessante se ele fosse o oposto do pai, totalmente despreparado, e de repente se visse numa situação de ter que sobreviver num ambiente hostil).

Não ajudam também a direção de arte feia e os efeitos especiais, que acabam dando a impressão de uma produção não tão de primeira (ainda mais pra quem viu filmes recentes como Oblivion ou Além da Escuridão - Star Trek). Mas apesar dos problemas achei o filme honesto e bem intencionado, longe do desastre que os críticos estavam anunciando.

After Earth (EUA / 2013 / 100 min / M. Night Shyamalan)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Além da Escuridão - Star Trek, Oblivion, Jogos Vorazes, Avatar - embora esse esteja alguns níveis abaixo.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: