quinta-feira, 27 de junho de 2013

Universidade Monstros

Primeira prequela de um filme da Pixar (acabei de descobrir que essa é a tradução de "prequel"), o filme se passa anos antes de Monstros S.A. e mostra Mike e Sulley se tornando amigos na Universidade Monstros (onde os monstros vão pra se tornarem "assustadores"). O sonho de Mike é um dia se tornar um assustador profissional - ele é extremamente estudioso e conhece toda a teoria, mas o grande problema é que, por causa de sua aparência supostamente inofensiva, ninguém acha que ele tem potencial (Sulley, por outro lado, é assustador por natureza e não liga pros estudos).

Tecnicamente o filme é impecável (a animação é de um grau de sutileza que, quando Mike risca os dias do calendário com uma caneta vermelha, você percebe que o risco do dia anterior já está num tom de vermelho levemente mais escuro, levando em conta que a tinta secou).

O roteiro infelizmente tem alguns pontos fracos. Primeiro, há a questão do herói envergonhado (tentar contar uma história de superação mas usando personagens malandros, anti-heroicos). Além disso, o objetivo do protagonista não parece sério o bastante pra gente realmente se importar. A ideia de uma universidade de monstros é essencialmente cômica - dar sustos em crianças não é uma carreira legítima com a qual a plateia possa se identificar. O filme deveria ser uma paródia, apostar mais nas risadas, mas ele tenta se tornar uma história sensível com uma mensagem positiva, o que resulta em algo simpático mas que não chega a empolgar.


SPOILER: E se a ideia era motivar, passar a ideia que dedicação e talento superam desvantagens iniciais, o filme fracassa pois a história acaba de maneira deprimente: com Mike aceitando que não tem o visual certo pra ser um "assustador" e ficando com um cargo menos interessante pra ele! Imagine a mensagem que isso passa pras crianças. É o mesmo que chegar pra uma menina que sonha em ser cantora e dizer: "veja, apesar do talento você não é das mais bonitas, por que você não tenta produzir?". Não que aparência nunca conte na vida, mas não é algo decisivo pra uma carreira de "assustador"... Qualquer coisa pode render um bom susto, até algo inofensivo como um gato, desde que surja na hora certa, do jeito certo. Eu não teria me conformado tão cedo.

Apesar dessas questões, o filme ainda está no alto padrão da Pixar e é bem mais bem feito e tem mais nível que a maioria das animações (gostei da trilha - em particular o tema "Gospel" que toca nos créditos finais e que é brilhante, mas não é do compositor Randy Newman, tanto que nem está no álbum oficial do filme).

Monsters University (EUA / 2013 / 104 min / Dan Scanlon)

INDICAÇÃO: Quem gostou de Monstros S.A., Valente, Meu Malvado Favorito, etc.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: