sábado, 13 de julho de 2013

O Cavaleiro Solitário

Faroeste produzido pela Disney e por Jerry Bruckheimer que reúne boa parte da equipe de Piratas do Caribe, tentando descaradamente repetir a fórmula da série (o que já não deu certo pois o filme fracassou nas bilheterias). O personagem Lone Ranger é um ícone americano (todos conhecem seu grito "Hi-Yo Silver! Away!"). Começou como programa de rádio nos anos 30 e virou uma série de TV altamente popular nos anos 40/50.

Fica difícil dizer por que o filme não foi bem de público (ele não é pior que os últimos Transformers ou muita coisa que faz sucesso por aí). Talvez seja a semelhança óbvia com Piratas do Caribe, o que gera certa antipatia pelo projeto (que fica com cara de oportunista, segunda-linha). E talvez a marca Lone Ranger seja desconhecida demais do público pra atrair o tipo de multidão que vai ver um filme independentemente dele ser bom ou não (como fazem os heróis de quadrinhos). É um caso parecido com John Carter (da Disney, que também fracassou). À primeira vista o projeto já não tem todo esse apelo; além disso, o filme não é bom o bastante pra acontecer no boca-a-boca.


Mas isso são apenas questões comerciais. Quanto ao filme em si, ele é bem intencionado, quer divertir, os protagonistas são gostáveis, a produção impressiona... Mas peca por um roteiro complicado demais - uma história de vingança/resgate não muito envolvente, que demora demais pra engatar e é atrapalhada por sub-tramas excessivas, prólogos exóticos, flashbacks, um romance que nunca decola, temas interessantes que são mal aproveitados (o cavaleiro é de fato um "andarilho espiritual"?). Sem falar que é um pouco frustrante pro espectador descobrir que Depp não é o protagonista, e sim o companheiro engraçado do Cavaleiro (feito pelo simpático Armie Hammer, de A Rede Social). Me incomodou também o excesso de violência e de detalhes desagradáveis, que destoam totalmente do padrão Disney e são uma maneira baixa de fazer a plateia reagir.

É o tipo de filme que tinha mais potencial, mas precisava de algumas revisões no roteiro e talvez de um diretor melhor que Gore Verbinski (que fez Um Ratinho Encrenqueiro, A Mexicana, etc.).

The Lone Ranger (EUA / 2013 / 149 min / Gore Verbinski)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de John Carter - Entre Dois Mundos, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, etc.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: