quarta-feira, 24 de julho de 2013

Turbo

Animação da Dreamworks sobre um caracol de jardim (quem viu Universidade Monstros e Reino Escondido já notou que lesmas e caracóis estão em alta!) que é obcecado por velocidade e sonha em vencer as 500 Milhas de Indianápolis. Seus amigos tiram sarro dele, até que um dia ele cai acidentalmente dentro do supercompressor de um carro de corrida e tem seu DNA alterado, o transformando no caracol mais rápido do mundo.

A mensagem parece ser "acredite nos seus sonhos", "supere suas limitações", mas assim como outras animações recentes, o filme falha terrivelmente na tentativa de inspirar. Não só porque a ideia de um caracol competindo a Indy 500 soa improvável e maluca mesmo pros padrões de uma fantasia (e libera as pessoas pra terem desejos totalmente ilógicos), mas também porque a maneira pela qual o caracol adquire seus dons é puramente acidental e passa uma noção imprópria do que é habilidade. Você sai com a sensação de que nada menos que um milagre é necessário pros seus sonhos se realizarem, e que sem o milagre você está condenado ao fracasso (o filme é pessimista no fundo).


Compare com Dumbo - a mensagem não é que você pode voar (embora meus pais digam que quando criança eu puxava minhas orelhas pra tentar ficar igual a ele), mas que o elefante pega aquilo que a sociedade considera uma desvantagem e transforma numa qualidade única que nenhum outro elefante tem (uma ideia válida que se aplica à nossa realidade). A história já perderia a graça e o sentido se o sonho de Dumbo fosse competir contra aviões humanos e acidentalmente ele nascesse com orelhas mágicas capazes de fazê-lo voar a altíssimas velocidades.

O filme também tem alguns problemas de roteiro, como o excesso de coincidências (é coincidência ele cair no motor, ou ele ser levado pra uma corrida de caracóis, ou o caminhão da Indianápolis parar justo onde eles estão, etc.), além de personagens coadjuvantes fracos que não têm ligações fortes com o protagonista (senti falta de uma mãe, um pai, um mentor - alguém mais próximo que realmente se importasse por ele).

Pelo menos o visual é sofisticado, de bom gosto, e a direção é bastante criativa, principalmente na primeira parte. Seria uma das animações mais bem feitas do ano, não fosse pelo conteúdo duvidoso.

Turbo (EUA / 2013 / 96 min / David Soren)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de Carros, Kung Fu Panda, etc.

NOTA: 6.0

Nenhum comentário: