sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Wolverine - Imortal

Achei bem superior ao X-Men Origens: Wolverine este que é o segundo filme da série X-Men a focar no personagem do Hugh Jackman, e que é baseado numa saga dos quadrinhos que se passa no Japão. Logo na sequência inicial (uma cena marcante que mostra a explosão da bomba de Nagasaki), já percebe-se um senso de ritmo e espaço de um diretor que tem noção de narrativa (o filme ia ser dirigido pelo Darren Aronofsky, que acabou desistindo do projeto quando descobriu que ia ter que passar meses no Japão longe da família; quem entrou no lugar foi James Mangold, o diretor competente de Os Indomáveis, Johnny e June e Garota, Interrompida).

Não há nada de extremamente original ou surpreendente, mas é uma história bem contada, com um andamento mais calmo do que o de costume, que se permite tempo pra desenvolver os personagens em vez de pular freneticamente de uma cena de ação pra outra. O fato de Wolverine perder seus poderes de regeneração adicionam bastante suspense pra história - não como em outros filmes de super-heróis atuais que parecem ser anti-poderes, mas de uma forma que faz a gente torcer pra ele se recuperar (do jeito que torcemos pro Popeye pegar o espinafre quando ele está perdendo).


Hugh Jackman não muda muito de expressão ao longo do filme, mas não deixa de ser um ator convincente, que traz certo peso pro filme, e gostei bastante também da vilã Viper feita pela russa Svetlana Khodchenkova, que tem uma voz incrível de Meryl Streep e consegue ser elegante e ameaçadora ao mesmo tempo.

E aguardem a cena extra durante os créditos finais, que tem participações mais que especiais e anunciam X-Men: Days of Future Past, que sai no ano que vem.

The Wolverine (EUA / 2013 / 126 min / James Mangold)

INDICAÇÃO: Pra quem gostou de O Espetacular Homem-Aranha, Capitão América: O Primeiro Vingador, além dos outros X-Men.

NOTA: 7.0

4 comentários:

Dood disse...

Eu particularmente gostei da história, engraçado que Wolverine funciona melhor como um filme só do personagem do que com X-Men. Aqui funcionou muito bem: diria até melhor que Origins.

Caio Amaral disse...

Nossa o Origins eu acho que dei nota 3 ou 3.5, não tinha gostado nada na época, mas lembro pouco.. esse tinha achado competente pelo menos..

Dood disse...

Mas esse é mil vezes melhor, concordo plenamente. O Origins achei na época bom, mas hoje não acho tão bom assim.

Caio Amaral disse...

Só vi 1x no cinema mesmo..!