domingo, 1 de dezembro de 2013

Vovô Sem Vergonha (anotações)

- Assim como Borat, a graça desse tipo de filme depende das pegadinhas serem reais. Mas logo de cara elas parecem armadas, como a do velório. Por que tantas pessoas estariam no velório de uma estranha? E depois que o cadáver cai do caixão, ninguém continuaria ali dançando, cantando, etc.

- Reação dos caras que ajudam a colocar a morta no porta-malas é falsa. Essa preocupação com a autenticidade das pegadinhas me impede totalmente de aproveitar o filme.

- Cena do correio com o menino dentro da caixa: agora está explícito que é tudo combinado. Filme perde todo o propósito! Proposta de misturar narrativa com câmeras escondidas já não é das melhores (as cenas dramatizadas não tornam o filme mais envolvente, os personagens mais interessantes, etc). Mas pelo menos se as pegadinhas fossem reais haveria um motivo pra querer ver o filme até o final.

- Isso não é fraude, legalmente falando? Eu vim ver o filme por que o trailer disse que as reações eram autênticas... É tão desrespeitoso com o espectador!

- O cinema inteiro está morrendo de rir! Eles não enxergam que é tudo falso?? As pessoas em geral são tão mais ingênuas do que eu penso! Como é que elas sobrevivem no dia a dia??

- É meio deprimente ver todo mundo se divertindo e saber que a alegria delas tem uma origem falsa. Cineastas são do tipo que pensam "se minha esposa nunca descobrir, não faz diferença se eu a trair ou não".

CONCLUSÃO: Fortes evidências de que as pegadinhas são armadas destroem a diversão pra mim - mas mesmo que elas fossem reais, suspeito que não seria tão divertido quanto os outros do Jackass, que no fundo eram sobre amigos de verdade se divertindo e fazendo coisas fisicamente inacreditáveis.

(Jackass Presents: Bad Grandpa / EUA / 2013 / Jeff Tremaine)

FILMES PARECIDOS: Borat.

NOTA: 0.0
(gosto da intenção do filme - se fosse real, daria uns 7.0 talvez; é o fato dele ser desonesto que pra mim invalida tudo)

Nenhum comentário: