quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal (anotações)

- Filme quer ser o mais realista possível, mas pra isso acaba se passando num ambiente feio, desinteressante, e tendo personagens estranhos e pouco carismáticos que nem parecem protagonistas de um filme. Parece de fato um filme amador, mal feito, exceto pelas cenas com efeitos especiais.

- Lembra muito Poder Sem Limites. Pouco original.

- Por que eles ficam filmando tudo o tempo todo? Soa artificial.

- Que salada de ideias! Há demônios, possessões, super poderes, bruxaria, VHS's antigas, mordidas de vampiro, grávidas do demônio, crianças do mal, 666, religião, latinas místicas... Filme junta todos os clichês que já viu em outros filmes do gênero, como se a soma deles fosse resultar em mais medo.

- Em termos de sustos, filme não tem nada a acrescentar ao gênero... Sua técnica é a mais primária: aproximar a câmera de cortinas / portas / janelas até que surja algo subitamente fazendo barulho.

- SPOILER: Por que há sempre uma casa abandonada onde acontece o clímax? Final é um clichê imperdoável (protagonista morrer, a câmera cair no chão e o filme acabar). Depois de A Bruxa de Blair isso devia ter ficado proibido por uns 20 anos.

CONCLUSÃO: Filme parece ter sido feito com interesses exclusivamente comerciais, pra lucrar em cima da série, sem acrescentar nada de interessante à ela (afinal essas produções custam barato e vão bem de bilheteria - o orçamento aqui foi de 5 milhões de dólares e até agora já faturou mais de 80 no mundo todo).

(Paranormal Activity: The Marked Ones / EUA / 2014 / Christopher Landon)

FILMES PARECIDOS: Poder Sem Limites, todos da série AP.

NOTA: 3.5

Nenhum comentário: