sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nebraska (anotações)

- Fotografia preto e branca lindíssima! Que lente é essa?!

- A "meta" do protagonista é horrível: levar o pai idoso (com quem ele não tem uma boa relação) numa viagem de carro pra alimentar a ilusão de que ele ganhou 1 milhão de dólares. Não sei o que esperar de bom dessa história. Talvez se um laço bonito for sendo criado entre os dois (algo meio Philomena). Ou se tudo for tratado com muito humor (tipo Pequena Miss Sunshine).

- Filme é Naturalista - fala de pessoas ordinárias vivendo problemas ordinários. Mas pelo menos é narrado de maneira clara, há uma história definida, a produção é bonita, atores são bons, etc.

- As coisas concretas que vemos na tela são quase sempre negativas: alcoolismo, doença, velhice, parentes e amigos inconvenientes, cemitério, machucados, casas abandonadas, filme se passa numa cidadezinha medíocre onde nada acontece - mas nada é de fato pesado ou violento. Filme tem imagens bonitas, uma trilha agradável, humor. É o que chamo de "pessimismo light" - uma visão negativa de vida, mas mostrada por um filtro bonito e poético.

- Relação entre pai e filho tem momentos fofos e é o ponto mais positivo do filme.

- SPOILER: Cena do pai dirigindo o carro pela cidade é perfeita pra resumir o tema do filme - embora eu não admire muito o que ele (ou o filho) estejam fazendo. A mensagem acaba sendo: a vida é tão triste e sem esperança, deixe pelo menos ele viver uma ilusão de autoestima antes de morrer.

CONCLUSÃO: Filme naturalista com visão pequena e pessimista de vida - mas bem feito, com bons atores, e um relacionamento interessante entre os protagonistas.

FILMES PARECIDOS: Os Descendentes, Pequena Miss Sunshine, Sideways - Entre Umas e Outras, As Confissões de Schmidt, etc.

NOTA: 7.0

Nenhum comentário: