sábado, 15 de março de 2014

Ninfomaníaca - Volume 2


NOTAS DA SESSÃO:

- SPOILER: Muito bom Seligman revelar ser assexuado! Cria uma relação interessante entre os dois - introduz um elemento que não havia no primeiro filme e que renova a energia do enredo.

- Adoro que a performance da Charlotte Gainsbourg seja tão pé no chão; que ela pareça ser uma pessoa tão honesta, esclarecida, madura, sensível. Torna as coisas que ela faz muito mais fortes (do que se ela fosse um personagem ignorante, inconsequente - daí seria óbvio).

- "Acho que essa foi uma de suas digressões mais fracas" - hahahaha. Engraçado o filme ter consciência de que Seligman passa do ponto.

- Presença de um bebê na história: outro elemento que intensifica o choque, pois contrasta as atitudes dela com algo puro e inocente.

- Hilário Lars usar a mesma música de Anticristo na cena em que Marcel sai do berço! Piada interna!!

- Uma fraqueza da segunda parte: no primeiro filme, havia todo um mistério de por que Joe havia sido espancada - e isso criava um interesse geral pela história. Como nesse filme ela é espancada o tempo inteiro, e ela parece gostar disso, a curiosidade sobre o final diminui consideravelmente.

- Não é um filme sério e "responsável" sobre distúrbios sexuais (do jeito que Clube de Compras Dallas, por exemplo, é um filme sério sobre a AIDS). Gosto disso.

- Interrogatório do pedófilo demais! Técnica ótima pra extrair informações do cara!!!

- SPOILER: Filme perde um pouco a força quando ela começa a trabalhar pro Willem Dafoe. Não combina essa personagem começar a fazer essas coisas. Ela parecia ser uma pessoa honesta, ética, exceto em sua vida sexual. Não convence ela começar a trabalhar como uma mafiosa. Sem falar que isso foge do tema do filme, que até agora era sobre relacionamentos, emoções... Não parece um desenvolvimento apropriado do roteiro.

- SPOILER: Espancamento dela não é tão surpreendente no fim... Ela ainda era apaixonada por Jerome? Ela era apaixonada pela menina? Emocionalmente não é claro... Não tirei nenhuma conclusão ou significado importante desse acontecimento. Será que esse era pra ser o preço final que ela paga por todas as suas maldades? Me parece que ela já vinha pagando esse preço por muitos anos... Não é algo transformador pro personagem... Um clímax que resolve as questões levantadas pelo filme.

- Crítica ao machismo não é pertinente. Qualquer pessoa que fizesse as coisas extremas que ela fez seria considerada imoral, eu acho, mesmo que fosse um homem.

- SPOILER: Por que o tiro no final? O que isso significa? Parece que o diretor quis acabar o filme de uma maneira surpreendente, e inventou qualquer reviravolta, mas que não acrescenta muito ao filme em termos de conteúdo, desenvolvimento de personagem.

CONCLUSÃO: Ainda muito criativo e interessante, mas com um roteiro menos satisfatório e coerente que o da primeira parte.

(Nymphomaniac: Vol. II / Dinamarca, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido / 2013 / Lars von Trier)

FILMES PARECIDOS: Ninfomaníaca - Volume 1, Dogville, Anticristo.

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: