segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tudo por Justiça (anotações)

- Ótima a cena de abertura no drive-in!! Você sabe imediatamente que o filme não será um clichê.

- Relação entre Christian Bale e o irmão muito bem estabelecida (de maneira eficiente e econômica) na cena da corrida de cavalos.

- Aliás, todas as relações no filme são interessantes e muito bem estabelecidas: diálogo entre Bale e a namorada na cama, cena em que Bale visita o pai doente, etc. Protagonista imediatamente gostável.

- SPOILER: Batida de carro inesperada! Filme corta direto pro presídio; história se torna imprevisível.

- Adoro a atitude de Bale na prisão. Ele não age como um injustiçado; simplesmente aceita os fatos e cumpre sua pena. Personagem é muito responsável e correto.

- Todos os personagens são convincentes e os atores estão muito bem: Bale, Casey Affleck, Woody Harrelson, Zoe Saldana, etc. Filme tem várias cenas dramáticas.

- SPOILER: UAU - cena em que Bale reencontra Zoe Saldana e ela diz que está gravida! Uma das mais bem interpretadas do ano!! Acho que Bale merecia ter sido indicado ao Oscar por esse filme muito mais do que por Trapaça.

- Desde o começo parece que algo trágico está pra acontecer (até porque o título em português sugere isso), mas já foi 1 hora de filme e a história ainda não começou. Será que o filme será apenas um estudo de personagens ou terá uma trama eventualmente?

- SPOILER: Muito boa cena da morte de Casey Affleck! Agora o filme ganhou uma trama (até o meio estava beirando o naturalismo). Woody Harrelson excelente vilão - dá ódio dele de tão imoral.

- Única atitude do protagonista que não gosto é em relação ao policial. Ele não precisava ter dado motivos pro policial ficar contra ele.

- Final tenso e satisfatório.

CONCLUSÃO: Drama bem feito, com ótimos atores e personagens, uma história envolvente, pesada, mas limpa moralmente.

(Out of the Furnace / EUA, Reino Unido / 2013 / Scott Cooper)

FILMES PARECIDOS: Os Suspeitos, Os Infratores, Drive, O Vencedor, Inverno da Alma, Senhores do Crime, Marcas da Violência.

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: