segunda-feira, 12 de maio de 2014

Eu, Mamãe e os Meninos (anotações)

- Que coisa feia e estranha esse homem vestido de criança!! E ele interpreta a mãe também? Qual o motivo desse casting?! (Depois descobri que é porque o filme é auto-biográfico e esse ator é também o diretor e roteirista do filme - o que de qualquer forma não resolve o problema).

- Personagem é mostrado como patético, feio, loser, sem dignidade - mas se você for ver não há nada no personagem que mereça ser zombado. Seu único problema é ser gay e sofrer de uma crise de identidade (alimentada pela mãe), mas ele é inocente. Ao mostrar ele como alguém ridículo, o filme acaba sendo homofóbico e a performance do ator passa a ser desrespeitosa.

- História pouco envolvente (naturalista). Não é sobre conflitos universais, mas uma crônica mostrando momentos da vida do autor (que se acha interessante o suficiente pra prender nossa atenção).

- Comédia não vem tanto da trama, das situações, mas das caretas do ator (que eu particularmente não acho muita graça). Parece algo meio regional, que funciona na França porque o ator deve ser famoso lá e ter um estilo já familiar pros franceses. Mas pra quem vê pela primeira vez parece meio estranho e afetado (imagine um francês chegando no Brasil e vendo pela primeira vez o "Nerso da Capitinga").

- Cenas da massagem e da colonterapia degradantes e de péssimo gosto!!!! Como um ator se sujeita a isso, sendo que ele mesmo é o autor?!

CONCLUSÃO: Não gosto do estilo de crônica do filme, mas ele ainda poderia ter sido um retrato sensível de um menino gay (ou quase-gay) assim como foi C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (ou algo na linha do brasileiro Minha Mãe É Uma Peça) - não fosse pelo ator e pela decisão de retratar o personagem de maneira ridícula.

(Les garçons et Guillaume, à table! / França, Bélgica / 2013 / Guillaume Gallienne)

FILMES PARECIDOS: ?

NOTA: 2.0

Nenhum comentário: