sábado, 17 de maio de 2014

Godzilla (anotações)

- Estilo de direção MUITO parecido com o do Spielberg. Começo lembra Jurassic Park até demais.

- Legal que, apesar de inspirado em filmes B, a produção tem classe, atores respeitáveis (Bryan Cranston, Juliette Binoche).

- SPOILER: Cena da morte da Juliette Binoche muito dramática! Terrível a situação do marido.

- Ideia da área contaminada não estar de fato contaminada - lembra Contatos Imediatos do Terceiro Grau. Diretor deve ser realmente fã do Spielberg.

- SPOILER: Fantástica a aparição do primeiro monstro. Interessante não ser o Godzilla. Filme está construindo expectativa pra chegada dele. Não comete o erro de Círculo de Fogo de mostrar tudo cedo demais.

- SPOILER: Matar o Bryan Cranston é um erro! Ele era o protagonista do filme. Estávamos envolvido com o drama dele... A morte da esposa, a luta dele pra provar que não é louco. Agora o filme perdeu o centro emocional. Não sei se o personagem do filho é interessante o bastante pra carregar o resto do filme.

- Filme fica meio sem protagonista. Não tem pessoas nem relações interessantes. "Monstros" em filmes  (dinossauros, aliens, etc) só são interessantes quando eles representam um grande medo do protagonista, ou um grande sonho, etc. A graça de Jurassic Park não vem apenas dos dinossauros - mas do fato do protagonista ser um paleontólogo que passou a vida inteira buscando fósseis, e agora poder ver dinossauros de verdade. É algo extremamente importante pra ele, pessoalmente. Aqui, o filme parece esquecer que são os desejos dos protagonistas que tornam a história interessante... Ele acha que o interessante é o Godzilla em si.

- 1h30 de filme e quase não apareceu o Godzilla! Apesar do filme não ter personagens interessantes, ele também não mostra direito os monstros! Diretor deve ter usado os exemplos de Alien ou Tubarão, que demoram pra mostrar o monstro... mas naqueles filmes existiam ótimos personagens e um bom enredo, então o filme não se tornava desinteressante.

- Visual do Godzilla é ótimo!! Pena que as cenas são meio escuras, a câmera é tremida, há sempre uma fumaça ou algo atrapalhando a visão. Queria poder ver o monstro com mais clareza.

- Música do 2001 funcionou no trailer, mas parece meio forçada no filme. A cena do salto de para-quedas não é um evento tão dramático assim que justifique essa trilha.

- Reencontro do casal no final nada emocionante, não há envolvimento pelo romance deles.

CONCLUSÃO: Produção incrível, mas filme peca pela falta de um bom roteiro e protagonistas interessantes. Apesar das boas referências, o diretor parece ainda não ter aprendido alguns princípios básicos de narrativa. Só conseguiu reproduzir a parte mais técnica e superficial dos grandes filmes-catástrofe.

(Godzilla / EUA, Japão / 2014 / Gareth Edwards)

FILMES PARECIDOS: Além da Escuridão - Star Trek, Planeta dos Macacos - A Origem, Super 8, Cloverfield.

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: