segunda-feira, 9 de junho de 2014

Oldboy - Dias de Vingança (anotações)

- Filme de cara já me soa um projeto desnecessário, pois é um remake de um filme recente, bem feito (dentro de sua proposta) e extremamente conhecido pelos cinéfilos (está até no Top 250 do IMDb).

- Direção do filme é interessante, não clichê ou convencional. E a premissa também é envolvente (o que é mérito do outro filme). Apesar do protagonista ser antipático, a situação em que ele se encontra é tão extrema e inexplicável que é inevitável a gente querer acompanhar a história até o fim pra descobrir a razão dele ter sido preso por 20 anos.

- SPOILER: Trama é divertida de acompanhar, embora faça pouco sentido. Por exemplo - a ideia dele provar a comida de vários restaurantes chineses da cidade até descobrir qual foi o que serviu ele durante todos os anos preso é uma sacada interessante de roteiro. Mas ela é baseada num furo - afinal, seria impossível ele não lembrar do nome do restaurante, pois isso vinha escrito na embalagem da comida todo santo dia.

- Filme tem alguns problemas de tom. Não faz o menor sentido Joe conseguir lutar contra tantas pessoas ao mesmo tempo. Desde quando ele tem essas habilidades? De uma hora pra outra o filme se torna cômico, surreal, como se fosse uma paródia no estilo Tarantino, mas é um recurso que simplesmente não funciona nesse contexto, nessa história, com esse personagem.

- Depois que Joe sai da prisão tudo começa a soar irreal na trama. A relação dele com Marie e com o outro amigo é muito anti-natural e mal estabelecida (se ele é um assassino famoso e procurado há décadas, o normal seria alguém querer entregá-lo pra polícia, mas isso nem ocorre pros personagens). A cena em que ele entra escondido na casa da diretora da escola também soa forçada.

- SPOILER: Seria melhor se o motivo pelo qual ele foi preso fosse um fato já apresentado pro espectador de alguma forma. Não tem graça chegar no final e explicar - "veja, quando o protagonista era jovem, ele fez tal e tal coisa e irritou tal pessoa...". Não é algo integrado à história e ao tema do filme, mas um fato tirado da cartola pelo roteirista sem nenhuma conexão com mais nada.

- SPOILER: Vilão é muito ruim, com motivações pouco convincentes. E a vingança dele é extremamente patética. Ele acha que arruinará a vida de Joe por tê-lo feito ir pra cama com a filha. Mas é ridículo achar que isso seria um ato imoral, sendo que os 2 não se conheciam nem sabiam o que estavam fazendo.

- SPOILER: Fiquei desde o começo tentando entender quem era a mulher de guarda-chuva, por que ela continuava de guarda-chuva 20 anos depois, mesmo sem estar chovendo, e o filme simplesmente não explica. Diretor deve ter inserido esse detalhe pois achou "estiloso", mesmo sem fazer sentido.

CONCLUSÃO: História interessante e dirigida com vigor, mas que se perde pela falta de sentido e realismo psicológico, além do fato do protagonista ser pouco gostável.

(Oldboy / EUA / 2013 / Spike Lee)

FILMES PARECIDOS: Kick-Ass, Machete, Lady Vingança, Vanilla Sky, Oldboy.

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: