domingo, 6 de julho de 2014

Transformers: A Era da Extinção (anotações)

- EXPECTATIVA: Muito baixa, pois não gostei nada dos 2 últimos filmes da série (o primeiro ainda achei divertido).

- "Filmes de hoje é que são o problema: sequências, remakes..." - engraçado o filme brincar consigo mesmo.

- Fotografia e direção de arte muito bonitas (cores vivas, contraste alto, reflexos na lente, faíscas, cenários cheios de objetos, bandeiras dos EUA - Michael Bay tem uma identidade visual muito forte). Fato do filme ter sido filmado em 3D (e não apenas convertido na pós-produção) também dá pra notar (esse foi o primeiro filme rodado com uma câmera IMAX 3D digital).

- Cadê os personagens dos outros filmes?!? Estranho fazer um "reboot" da série, sendo que a equipe continua a mesma - diretor, roteirista, etc). Só mostra o quão insignificantes são os personagens pra história; que o foco mesmo são os efeitos especiais.

- Filme até que não começa mal. Gosto dessa primeira parte mais "simples" que se passa no interior, etc. Personagem do Mark Wahlberg tem conflitos com a filha, suas invenções não funcionam direito - tudo isso é um bom preparo pra descoberta do Optimus Prime.

- Por que inserir a extinção dos dinossauros nessa trama? Parece tão tolo e fora de contexto. Aliás, todo o filme tem um clima tolo... Desde a premissa, até o comportamento dos personagens, dos Transformers, os diálogos... Sinto falta de pelo menos 1 personagem central mais sério e admirável (filme não tem um interesse humano forte - relação entre Wahlberg, filha e namorado da filha é muito monótona e banal).

- Objetivo dos personagens na história é vago e mal explicado. No meio das cenas de ação fico tentando lembrar: "mas o que eles precisam fazer mesmo?".

- Atores no fundo são coadjuvantes pros robôs e pros efeitos especiais. É incrível o quão pouco vemos os ROSTOS dos atores. 2% das imagens do filme devem ser de rostos de pessoas.. 98% são de robôs, efeitos especiais, planos gerais, imagens de cidades sendo destruídas, etc. Diretor parece evitar ao máximo a situação de estar com a câmera apontada para os personagens e ter que fazer uma cena interessante apenas com isso. Ele não sabe nada sobre drama, caracterização, relacionamentos, etc.

- Lembra um pouco Velozes e Furiosos - um filme com zero de intelecto, feito pra quem fica satisfeito apenas em olhar máquinas incríveis e mulheres atraentes.

- Algumas cenas de ação são tão sem sentido que são um insulto pra nossa inteligência. Por que existem esses cabos amarrados entre os prédios? E quem teria a ideia de atravessar de um prédio pro outro por ali?

- Depois de 1 hora e pouco o filme se torna inassistível! 80 minutos disso ainda daria pra aguentar, mas 2 horas e 45???? Filme não tem envolvimento emocional pra durar isso tudo... Não há nem uma curiosidade pela história. Diretor claramente não se importa por narrativa, e não se esforça nem um pouco pra fazer a gente entender a trama (ou pra criar uma interessante).

- Apesar do visual impecável, o filme tem uma falha grave: a câmera sempre tremendo e os cortes rápidos vão te dando dor de cabeça depois de 1 hora e meia. E olha que eu sou forte pra essas coisas!!

- Meu Deus... O ser alienígena robô que se transforma em carros agora virou um robô-Tiranossauro!!! E ainda entra uma música emocionante como se isso fosse levar o público ao delírio! É uma mentalidade meio Sharknado: "Ah, aliens são maneiros, robôs são maneiros, dinossauros são maneiros... Por que não juntar isso tudo numa coisa só?".

- Lembrei por que odiei tanto os outros filmes! Estou há 1 hora vendo efeitos especiais sem um enredo envolvente, sem interesse pelos personagens, sem ideias inteligentes... E ainda com a vista doendo. É como entrar numa câmara de tortura!! E por que essa obsessão atual por destruir PRÉDIOS em tudo que é filme?

CONCLUSÃO: Não tenho nada contra a aparente intenção do filme (assim como a de outros filmes do Michael Bay), o problema é que ele é feito por pessoas tão insensíveis, tão sem-noção do que é que emociona e diverte uma plateia, que você começa a questionar se essa era realmente a intenção delas.

(Transformers: Age of Extinction / EUA / 2014 / Michael Bay)

FILMES PARECIDOS: Transformers: O Lado Oculto da Lua, Velozes e Furiosos, Pearl Harbor, Armageddon.

NOTA: 2.0

9 comentários:

Anônimo disse...

Aí sim eim....esse formato de anotações é bem melhor. Continuem com as excelentes análises.

Tiffany Noélli disse...

Acredita que nunca vi um filme dessa série Transformers? O pessoal adolecente que curte, tem que ter esse tipo de filme para esse público

Caio Amaral disse...

Valeu anônimo.. não devo abandonar esse formato, mas ainda quero experimentar mais com os podcasts antes de desistir.

Oi Tiffany.. Não tenho anda contra o "tipo" de filme.. é que esses últimos Transformers especificamente são muito ruins.. Nos anos 80/90 nós tínhamos filmes muito bons sobre robôs / aliens / dinossauros.. por exemplo os Terminators, Independence Day, Jurassic Park, etc.. não precisa ser ruim pra agradar adolescente, né? Hehe. Bjs.

Anônimo disse...

ai da esse teu cu bixoma vai. Mal enredo? História sem sentido. Sem sentido eh essa tua foto de bixa ai. Os caras la passam qase 4 meses pra fazer uma cena impecável, e vem essas se axao falando mal. Bom ou ruim caras sao bons no q fazem. Vai ver os filmes da Disney cantarolados que ganhas mais

Caio Amaral disse...

Passaram 4 meses pra fazer efeitos especiais impecáveis.. Mas será que eles dedicaram o mesmo tempo pra escrever o roteiro? O que você acha mais importante, o roteiro de um filme, ou os efeitos especiais? Pra mim é o roteiro.. Pois se não, é que nem uma pessoa com roupas caras, com o corpo em forma, mas que é ignorante, mal educada, não sabe escrever direito, não tem argumentos pra defender suas ideias, etc.

Anônimo disse...

Então, achei sua reportagem ou argumento um lixo. Sobre os erros de português tava pelo meu smartphone, e com essa matéria ridícula dessa nem vontade de corrigir os erros tive. Sim, meu celula tem corretor, mas ainda assim axo qe nem vale a pena e o esforço de corrigir. Serio cara, ou meio termo seila o q tu es, roteiro é tão ruim tão ruim, que se tu pesquisar em sites ESPECIALIDADOS em críticas vas ler o que nao ques. Ah, so pra lembrar na primeira semana de estréia ja ultrapassou o esperado pelos produtores e esta em primeiro lugar. Mas relaxa cara, cada um tem sua opinião e eu respeito a tua. Mesmo sendo um lixo. Abraco. PS: Vai ser lançado um filme novo. Rapunzel da Disney. Deverias ver.

Anônimo disse...

Eu trabalho em uma emissora de tv e esse filme esta sendo bem comentado, alem de ter dado um show em efeitos, o diretor sobe se sobresair,gerando um nova historia sem o sam e continuando a saga transformers, trabalho aqui com bom diretos e ele acharam o filme nota 10, estamos falando de Michael Bay galera, bom entenderes vao gostar desse filme. Valew galera

Anônimo disse...

Meu caro nao sei a faculdade que fizesse mas nao sabes nada na moral.

Caio Amaral disse...

O Metacritic e o Rotten Tomatoes são 2 sites que reúnem os maiores críticos de cinema dos EUA.

O Metacritic dá uma avaliação 32 para o filme (de um total de 100).
http://www.metacritic.com/movie/transformers-age-of-extinction

No Rotten Tomatoes, há apenas 17% de críticas positivas.
http://www.rottentomatoes.com/m/transformers_age_of_extinction/

Ou seja, a vasta maioria dos críticos acha o filme ruim. Não que isso importe pra mim, pois eu não baseio minhas opiniões no que pensa a maioria. Mas não dá pra usar isso como argumento.