terça-feira, 30 de setembro de 2014

Explicando o Gráfico

Isto está longe de ser uma explicação completa dos meus valores estéticos, mas indica aproximadamente que critérios eu uso pra colocar um filme em um ponto ou em outro do gráfico.

O NÍVEL ESTÉTICO de um filme é o quão "bem feito" eu o acho - com que grau de talento, competência e força ele carrega sua intenção - independentemente dos valores ou da mensagem que ele está passando. O SENSO DE VIDA de um filme já indica uma avaliação mais emocional - o quão positivos são os valores que um filme está projetando, tanto de maneira explícita, através de suas mensagens, quanto de maneira implícita, através de sua técnica.

No quadrante SUPERIOR DIREITO, nós temos os melhores filmes - aqueles que são bem feitos e que transmitem valores positivos e saudáveis. No quadrante INFERIOR ESQUERDO ficam os piores filmes, aqueles que são feitos sem talento e que além disso expressam valores negativos e destrutivos. No quadrante SUPERIOR ESQUERDO estão filmes que, apesar de expressarem valores negativos, são respeitáveis em certas questões técnicas. No quadrante INFERIOR DIREITO estão filmes que apesar de bem intencionados, não são muito bem feitos.




7 comentários:

Anônimo disse...

Mas vc já tinha explicado isso, vc deixou esmiuçado num post lá trás e num comentário. Acredito que não é necessária uma explicação do gráfico tendo em vista o nível de leitores que aqui frequentam. Além disso o gráfico é auto interpretativo. Mas vais contrariar...

Caio Amaral disse...

Eu não sei qual é o nível de leitores que aqui frequentam.. Poucos deixam comentários.. Prefiro pecar pelo excesso do que pela falta de informação.. Minha impressão é que ninguém entende metade do que eu escrevo... Quem não conhece Ayn Rand não deve ter ideia do que significa um "senso de vida malevolente". O gráfico eu só tinha comentado brevemente na postagem "Senso de Vida"... mas ali a postagem era pra explicar um outro conceito, e não pra explicar o gráfico em si... qual o significado de cada quadrante.. e eu nem chegava a mencionar os critérios ESTÉTICOS... ou seja, esta é uma postagem diferente, com um outro propósito. Se ela é irrelevante pra você e se ela está apenas poluindo a sua timeline, então você não se interessa de fato pelas minhas ideias, e eu não sei o que está fazendo aqui.

Raul disse...

Putz Caio, sempre tem uns troll... eu se fosse você nem respondia esses cara, ainda mais uma resposta dessa quilometragem.

Caio Amaral disse...

Oi, é que esse não é um troll desses que entram 1 vez, xingam, e somem.. é alguém que aparentemente entra bastante nesse blog.. então achei muito estranho alguém que entra bastante aqui fazer um comentário sem fundamento desse e nesse tom de desprezo.

Anônimo disse...

certeza q esse anon tem inveja se entra tanto assim e vem critica. faz o seguinte: manda um beijo no ombro pros recalcado

Caio Amaral disse...

Inveja é pra ter de gente famosa, bem sucedida, não de mim, rssss... por isso vi como desprezo mesmo..! Mas sem fundamento.

Tiffany Noélli disse...

Acho seu gráfico super interessante e o seu Senso de Vida baseado no estudo de Ayn Rand, foi ótimo quando postou aqui. E sabe Caio, o pessoal que te xinga é invejoso SIM. Só por que notam que é inteligente e sabe dialogar qualquer assunto. Bjs