sábado, 6 de setembro de 2014

Hércules (anotações)

- Mentalidade Clichê - filme segue todas as regras dos filmes épicos atuais (300, Pompéia, Fúria de Titãs, Conan, etc). Desde a fotografia, até as peças de figurino meio "Beyoncé" que cobrem 1 ombro só, protagonistas bombados, aquela "nevinha" branca que tinha no Gladiador, o casting do Rufus Sewell como coadjuvante, etc. Pouco criativo, sem ideias interessantes.

- Protagonista não tem uma grande motivação pessoal. Vai à guerra pra cumprir o seu dever.

- Geralmente não gosto de filmes que tratam guerras, batalhas, como coisas positivas, grandes aventuras. Tem gente na história se disfarçando pra poder ir pra guerra, como se fosse uma viagem pra Disney! Não me identifico. O filme teria primeiro que ter criado uma motivação: derrotar um vilão detestável já introduzido na história, ou recuperar uma reputação perdida, etc.

- Dwayne Johnson se sai melhor em papéis cômicos, eu acho. Aqui ele precisaria projetar mais sabedoria, autoridade, e acaba não sendo tão convincente.

- Cenas de batalha pouco empolgantes. Lembra o que falei de Mercenários 3: o grande "barato" do filme parece ser essas cenas onde os personagens chegam num ambiente e matam dezenas de inimigos com facilidade. Não é muito divertido. Parece fácil, e é tudo muito previsível, sem drama (há sempre a cena em que o herói está encurralado, e no último momento o vilão é morto por trás, por um amigo que estava fora de quadro).

- SPOILER: Que pena o Hércules destruir essa estátua gigante e linda só pra mostrar sua força... Será que isso está na história original? Acaba sendo meio simbólico e revelador... esse descaso com a arte e a super-valorização do músculo.

CONCLUSÃO: Não há nada de extremamente errado com a produção, exceto o fato de tudo ser pouco original, memorável, envolvente, etc.

(Hercules / EUA / 2014 / Brett Ratner)

FILMES PARECIDOS: 300 / Mercenários / Pompéia / Conan, o Bárbaro (2011)

NOTA: 4.5

Nenhum comentário: