quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O Abutre

- Muito boa a fotografia / a edição no começo do filme. Apesar de ter uma textura digital (que eu não sou tão fã) os enquadramentos transmitem ordem, clareza, precisão - refletem um diretor que sabe o que quer dizer e como irá dizê-lo.

- O personagem certamente não é admirável e o filme quase cai na tentação de glamourizá-lo, torná-lo "cool", mas fica no limite... Ainda ficamos a impressão de que ele é um cara sinistro, perturbado, então o resultado ainda é aceitável.

- Assunto interessante e original! Nem sabia que existia gente que ganhava a vida dessa maneira. Ótima forma de fazer uma crítica ao sensacionalismo na TV (e também ao público que dá audiência pra tais programas). O filme lembra Rede de Intrigas (1976) e a personagem da Rene Russo lembra muito a da Faye Dunaway.

- Roteiro muito bom. Apesar da ética duvidosa do protagonista, o filme não é apenas um estudo de personagem. Por trás disso existe uma boa trama.

- Jake Gyllenhaal está ótimo! Muito boa a atitude simpática, quase como se ele estivesse atuando em uma comédia romântica. Isso somado à magreza dele e ao olhar fixo dão um aspecto sinistro ao personagem.

- SPOILER: Várias cenas ótimas: ele arrastando o morto pra conseguir uma tomada melhor / o diálogo dele chantageando a Rene Russo no restaurante / a sequência em que ele entra na casa da família assassinada, etc. E tudo está integrado ao tema do filme, que é o mal da ambição (quando dissociada da ética).

- O maior problema é que o filme pode ser visto também como uma crítica à ambição em geral (não apenas quando dissociada da ética). Pois é extremamente comum a ideia de que a pessoa ambiciosa e focada na carreira irá passar por cima de todos pra conseguir o que quer. Então em vez de "o mal da ambição quando dissociada da ética", o tema do filme pode ser também "o mal da autoestima, da ambição e do capitalismo", o que é bem diferente!

- SPOILER: Roteiro continua forte até o final! Ideia dele ocultar a identidade dos assassinos pra conseguir mais uma matéria cria um ótimo gancho pro terceiro ato. Clímax muito bom (amigo sendo baleado, etc). Trama bem arquitetada pra ilustrar a desumanidade do personagem. A cena quase "romântica" entre ele e a Rene Russo quando ele entrega o vídeo final é hilária (de novo lembra muito o tom satírico do Rede de Intrigas).

CONCLUSÃO: Valores discutíveis, mas um suspense com um ótimo roteiro e muito bem realizado em todos os sentidos.

FILMES PARECIDOS: Garota Exemplar / O Conselheiro do Crime / Drive / O Lobo de Wall Street / Rede de Intrigas

NOTA: 8.5

Nenhum comentário: