quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Selma: Uma Luta Pela Igualdade

- Chocante a garotinha sendo explodida na igreja!

- Oprah está ótima na cena em que tenta registrar pra votar.

- Não há como questionar a causa do Martin Luther King - ele está certíssimo e é ótima a explicação dele pro presidente da importância do voto para os negros. Meta do personagem é clara, importante e bem estabelecida.

- David Oyelowo está muito bem como Martin. Passa autoridade, simpatia... Quando ele faz discursos é muito convincente. Incrível a persistência e a convicção do personagem.


- Esse tipo de filme anti-racismo é um pouco clichê e "seguro" demais. O filme pra se destacar devia contar a história por um ângulo mais original, ou se destacar mais no estilo: na direção, na inteligência dos diálogos, na parte técnica, aprofundando a discussão ética, etc. Acaba soando meio "genérico", sem muita criatividade, mas ainda assim, um filme bem realizado e moralmente correto.

- Lindo o diálogo no carro, quando Martin está pensando em desistir da próxima marcha, e o amigo conta a história de como Martin o inspirou.

- Satisfatório o final - o discurso do presidente, seguido da marcha com milhares de pessoas. O discurso final do Martin é de arrepiar.

CONCLUSÃO: Filme anti-racismo um pouco genérico mas bem intencionado, com boas performances e realizado corretamente.

(Selma / Reino Unido, EUA / 2014 / Ava DuVernay)

FILMES PARECIDOS: O Mordomo da Casa Branca / Histórias Cruzadas / Milk: A Voz da Igualdade

NOTA: 7.5

2 comentários:

Anônimo disse...

E dirigido por uma mulher. (rs)

Caio Amaral disse...

Acho que ela fez um bom trabalho...!