segunda-feira, 25 de maio de 2015

Poltergeist: O Fenômeno

Por ser remake de um dos meus filmes de terror favoritos, entrei na sala com um pé atrás. A surpresa mais positiva foi que eles mantiveram o clima divertido do Poltergeist original - não o transformaram num filme agressivo, de tom melancólico, como os filmes de terror mais modernos. O casting é correto e a relação entre os membros da família é muito divertida - é uma casa onde você gostaria de passar algumas horas. Já a casa em si perde pra do clássico - a locação não é tão atraente, a direção de arte é mais pobre - toda a produção parece mais barata, o que acaba sendo um pouco decepcionante.

E embora o roteiro não tenha uma construção tão orgânica e satisfatória (as coisas parecem acontecer rápido demais) o filme ainda se beneficia do fato de que Poltergeist tinha uma história bem estruturada. Não era um desses filmes monótonos de assombração, onde os personagens são passivos e nada acontece até os 20 minutos finais. A garotinha sumia logo na primeira meia hora, o que dava uma meta pros familiares e criava uma série de obstáculos.

Ainda assim, acaba soando um remake desnecessário. Por mais divertido que seja, ele não acrescenta nada de importante e não supera o original em nenhum aspecto (que tinha a mãozinha de ninguém menos que Spielberg na direção). O medo era mais intenso (a árvore dava mais medo, 1 palhaço é melhor do que uma caixa de palhaços, o "lado de lá" ficava mais pra imaginação do espectador, o que era mais assustador), havia momentos de beleza e contemplação mais intensos, a médium feita pela Zelda Rubinstein era incomparável, a fotografia era mais criativa (o clímax tinha um dos melhores usos do "efeito Vertigo" no cinema). Até mesmo os efeitos especiais eram mais impressionantes na versão de 82 (o bife se movendo, o armário que sugava objetos do quarto, etc). Sem falar que o lance da estática na TV fazia mais sentido nos anos 80 do que faz hoje.

CONCLUSÃO: Pode render uma sessão divertida pra quem nunca viu o original, mas apesar de bem intencionado, soa desnecessário e redutivo pra quem já viu.

(Poltergeist / EUA / 2015 / Gil Kenan)

FILMES PARECIDOS: Annabelle / Sobrenatural: Capítulo 2 / Carrie, a Estranha (2013)

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: