quarta-feira, 1 de julho de 2015

An Honest Liar


Ótimo documentário sobre a vida de James Randi, que depois de uma longa carreira como mágico se tornou perito em desmascarar videntes e pessoas que afirmam ter poderes sobrenaturais. Como eu já conheço o Randi há um tempo, algumas coisas no documentário não foram novidade. Mas o filme não foca apenas no seu lado "caça-charlatões", que é o mais conhecido atualmente. Além de explorar sua carreira como ilusionista (que foi muito mais bem sucedida do que eu imaginava) o filme revela também aspectos surpreendentes da vida pessoal de Randi e de sua relação com José Alvarez (Randi se assumiu gay publicamente aos 81 anos de idade). Acho que muita coisa ficou de fora (por exemplo, fala-se muito pouco sobre o famoso Desafio Sobrenatural de Um Milhão de Dólares criado por ele), mas ainda vale a pena pra quem não conhece Randi e se interessa pelo tema ciência/misticismo.

Palestra de Randi no TED:

(An Honest Liar / EUA, Espanha, Itália, Canadá / 2014 / Tyler Measom, Justin Weinstein)

FILMES PARECIDOS: Poder Paranormal

NOTA: 7.5

3 comentários:

Djefferson disse...

Caramba! Fiquei algumas semanas isolado e perdi essa! Não sabia que tinha um filme dele. Se eu tivesse visitado aqui antes descobria. Esse barbudão é o responsável por fazer eu desacreditar em um ser divino. Quando o descobri a alguns anos atrás passei a acompanhar o programa, com o tempo passei a duvidar de deus. Mas não sabia que tinha filme dele. Valeu Caio por ter postado essa crítica, se tu tivesses deixado passar talvez eu nem ficasse sabendo.

Caio Amaral disse...

Legal Djefferson..! Já está disponível no Netflix, caso você assine...
Você conhece o Richard Dawkins? Também é um desses ateus famosos que vale a pena ouvir. Abs.

Anônimo disse...

Alguém sabe como aquele parceiro do Randi fez pra girar o papel na ponta da vareta dentro de uma cúpula de vidro? Me senti tão frustrado de não contarem no filme como é feito. E procurei em todo lugar e não achei como faz o truqe.