quarta-feira, 8 de julho de 2015

Enquanto Somos Jovens


ANOTAÇÕES:

- Personagem do Ben Stiller é um loser. Mas não um loser completo... É um cara inteligente, sofisticado, que se acha genial (fica envaidecido com a atenção de Jamie e Darby), mas é desajeitado e não realizou nada de importante na vida. Acaba sendo mais patético do que um personagem que é fracassado mas que não tem grandes pretensões. Isso é típico do Noah Baumbach: retratar personagens que têm certas virtudes, mas que são patéticos em alguns aspectos, de forma que não podemos nem admirá-los totalmente, nem rejeitá-los totalmente. É a ideia Naturalista de que isso é mais "realista", pois a maioria das pessoas de fato têm aspectos admiráveis e patéticos.

- O casal jovem, apesar de ser retratado de maneira mais atraente que Ben Stiller e Naomi Watts, também é alvo de "alfinetadas" do cineasta, que parece se divertir ridicularizando as gerações mais jovens e a cultura hipster (além de sugerir que o Jamie no fundo possa ser um interesseiro). É o tipo de filme onde o cineasta se coloca numa posição superior, como se fosse um crítico zombando das fragilidades humanas - e ao mesmo tempo humanizando essas pessoas, compreendendo suas falhas, como uma confissão de que ele também as tem.

- Apesar da natureza "mista" dos personagens, eles são absurdamente convincentes, interessantes, os diálogos são escritos com inteligência, maturidade e o casting é perfeito. Lembra o Woody Allen em seus melhores momentos.

- É brilhante o retrato dos 2 casais... O contraste entre as duas gerações. O Ben Stiller com a mentalidade individualista, focado no sucesso, e nova geração aparentemente menos ambiciosa, mais "generosa" e "coletiva". O problema é que, como o diretor parece ter uma relação complicada com a própria autoestima, ele tende a retratar os hipsters com um certo fascínio, como se invejasse a mentalidade despretensiosa deles. Realmente, pra quem é um loser como o Ben Stiller, pode soar atraente esse universo onde ninguém tem ego ou ambições. Seria menos humilhante ser um fracassado numa realidade assim.

- Muito bem explorado o tema da crise de idade dos protagonistas, que já não são jovens mas ainda não estão realmente na meia-idade (os amigos que os rejeitam por não ainda não terem filhos, etc). 

- Stiller não tem nenhuma confiança no próprio talento. Ele fica irritado por Jamie fazer sucesso com o filme idiota dele do Facebook, mas uma pessoa mais consciente entenderia por que esse tipo de filme naturalmente seria mais popular na cultura atual, e não se sentiria ameaçado por isso.

- SPOILER: O problema é que o documentário do Stiller também parece ser ruim, e ainda é feito com um talento discutível. Ou seja, o filme coloca de um lado do conflito o Ben Stiller, que não é muito talentoso, faz filmes que não atraem o público, mas que é ético e apaixonado por sua arte - e do outro lado coloca o Jamie, que não tem escrúpulos, é desonesto, mas que tem certo talento e faz filmes que agradam o público. Isso cria uma visão conflituosa das coisas e uma falsa dicotomia, como se não fosse possível ser honesto e bem sucedido ao mesmo tempo. Parece um pouco de recalque e auto-enganação - o diretor sugerindo que a razão de seu insucesso não é falta de talento, mas o fato dele ser íntegro e "purista". Que se ele fosse vulgar como o Jamie, ele também poderia fazer sucesso. Será mesmo??

- SPOILER: Fantástica a revelação de que Jamie no fundo era um interesseiro! É um ataque brilhante aos valores que essa geração promove, e que muitas vezes são apenas uma fachada pra disfarçar um caráter duvidoso. É o que sempre penso: quem se esforça demais pra esconder a própria ambição é porque sabe que no fundo há algo de mau no que deseja.

- SPOILER: Muito bom o clímax: o discurso do Ben Stiller sobre o fim dos documentários, etc. Mas é horrível ele "perder" no final, sair humilhado do evento, e ainda dizer que Jamie não é mau, é apenas jovem. Baumbach não gosta de nada preto e branco... Apenas expõe os conflitos, mas na última hora tira o corpo fora e evita julgar os personagens de maneira dura.

CONCLUSÃO: Filme incrivelmente sensível, rico em conteúdo, com conflitos elaborados, personagens bem escritos, ótimos diálogos, que peca mais pela posição "moralmente cinza" do cineasta em relação aos personagens.

(While We're Young / EUA / 2014 / Noah Baumbach)

FILMES PARECIDOS: Mesmo Se Nada Der Certo / Antes da Meia-Noite / Frances Ha / A Lula e a Baleia / Maridos e Esposas 

NOTA: 8.0

Nenhum comentário: