sábado, 4 de julho de 2015

Timbuktu


Atualmente este é o 2º filme mais aclamado do ano pela crítica, abaixo apenas de Divertida Mente no ranking do Metacritic. Ele se passa na cidade de Tombuctu no centro de Mali, onde a população vive em conflito com extremistas religiosos que tomaram controle da cidade e tentam impor suas regras irracionais aos moradores (obrigam mulheres a usarem luvas, proíbem a música, o futebol, etc).

A intenção de denunciar terroristas é até positiva, mas infelizmente esse é daquele tipo de filme que não diferencia arte de jornalismo, e acha que uma mensagem social relevante justifica sua existência, podendo abrir mão de qualidades cinematográficas básicas como roteiro, direção, caracterização, atuação, etc. E os críticos caem na pegadinha (é o mesmo que falei do filme Ida, que também concorreu ao Oscar de filme estrangeiro este ano junto com Timbuktu): quem ousará dizer que o filme é ruim, tedioso, superficial, sem talento, sem inteligência, sem sensibilidade, quando temos na tela africanos humildes e oprimidos? Todo crítico sabe que africanos oprimidos são muito mais importantes do que cinema, arte, que dirá entretenimento! Que espectador será desumano o bastante pra pensar em seu prazer pessoal quando algo tão sério, urgente e social está sendo retratado na tela? Nós devemos ser altruístas enquanto espectadores e doarmos nossa atenção aos africanos sem pensar em receber nada em troca! Bem, eu tenho uma baixa tolerância ao tédio. Acho que isso faz de mim um péssimo ser humano.


(Timbuktu / França, Mauritânia / 2014 / Abderrahmane Sissako)

FILMES PARECIDOS: Ida / Leviatã / O Sal da Terra / Osama

NOTA: 1.0

2 comentários:

Djefferson disse...

Rá! Fiquei um tempo sem net e não acompanhei as suas críticas. Queria ter comentado antes. Não cheguei a assistir esse "Timbuktu", mas pelo que descreveste, achei a proposta similar ao "A Boa Mentira / Uma Boa Mentira", já assistiu? http://www.imdb.com/title/tt2652092/

Caio Amaral disse...

Não vi Uma Boa Mentira, mas pelo trailer já dá pra ver que é um filme completamente diferente do Timbuktu.. Uma Boa Mentira é uma produção do Brian Grazer e do Ron Howard.. de filmes como Uma Mente Brilhante, O Código Da Vinci, Apollo 13.. é um filme que diverte, tem uma trama, uma personagem central carismática, etc. Apesar de tocar num assunto parecido, são 2 filmes de mundos bem diferentes.