domingo, 2 de agosto de 2015

Adeus à Linguagem

Discussões sobre "filmes" desse tipo são sempre muito parecidas, então em vez de fazer uma nova crítica, recomendo que leiam o que escrevi sobre o último do Godard, Film Socialisme.

Só gostaria de fazer 1 elogio: o filme é absolutamente honesto. Por mais ridículo que seja, acho muito mais agradável ver um filme assim, onde é explícito e completo o niilismo do cineasta, do que filmes que misturam isso com alguma pretensão de criar algo profundo e dramático. A intenção aqui é a de destruir os conceitos de razão, de arte, de talento, de beleza - mas o cineasta sabe disso e confessa tudo pro espectador. Há um certo deleite em ver uma pessoa sendo honesta em relação à sua maldade... Normalmente as pessoas tentam esconder o que há de ruim nelas por trás de algo belo - uma atitude que é muito mais repulsiva. Aqui o cineasta parece dizer com todas as letras: eu não tenho talento e meu desejo é destruir tudo o que há de belo e virtuoso na arte (mais ou menos da mesma forma que Duchamp fez com o urinol). É preciso ter coragem e cara-de-pau pra fazer isso, o que acaba tornando a experiência divertida de certa forma. Durante a sessão, em diversos momentos eu tive que me segurar pra não começar a gargalhar alto na sala - algo que nem as melhores comédias costumam conseguir fazer. Minha nota pro filme ainda é zero - não sei classificar obras assim de outra forma - mas é um zero que dou com um sentimento de simpatia. Talvez eu precise de um novo critério pra casos como esse.

(Adieu au langage / Suíça, França / 2014 / Jean-Luc Godard)

FILMES PARECIDOS: Film Socialisme

NOTA: 0.0

4 comentários:

Anônimo disse...

Já dei uma lida sobre esse tal de Godard, mas ainda não entendi porque os cinéfilos insistem tanto em falar dele, bem ou mal. Esse cineasta é especial por acaso? Não to criticando.

Caio Amaral disse...

Ele foi um dos principais nomes da Nouvelle Vague nos anos 60.. a ideia era contestar o cinema comercial, ser anti-hollywood, etc.. e dentro desse critério, ele foi bastante "competente" e pioneiro..

Djefferson disse...

Esse comentário do anônimo acima me lembrou de algo engraçado. Já assistiu "Politicamente Incorreto" com Danilo Gentili? Não o show mas a série? Não é a melhor coisa do mundo mas dá pra rir. Em determinada cena, o Danilo que interpreta um deputado, resolve gravar uma propaganda política e o gabinete dele chama para uma entrevista um cineasta famoso que lembra o Tim Burton na caracterização. O cineasta fica falando como que em enigmas, de simbolismos e significados ocultos que colocaria na propaganda partidária. O gabinete fica perplexo e na dúvida se de fato o contrataria. Mas então o cineasta fala qualquer coisa e Glauber Rocha. Nisso o Danilo imediatamente o contrata. Ao ser questionado ele responde: "nem sei quem é esse cara, mas todo mundo que entende dessas coisa de cinema fala em Glauber Rocha, então ele deve entender né?".

Caio Amaral disse...

Hehehe... nunca vi essa série, mas curti a piada. O Glauber Rocha e os cineastas do Cinema Novo foram muito influenciados pela Nouvelle Vague, Godard, etc, e tinham uma proposta parecida..!