sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Homem Irracional

NOTAS DA SESSÃO:

- Amo que o filme se chama O Homem Irracional e que a primeira palavra pronunciada seja "Kant", rs.

- Certamente não simpatizo pelo estereótipo que o Abe representa (Joaquin Phoenix) - o intelectual deprimido, perturbado, com uma visão negativa da vida, que gosta de Kant e Kierkegaard. As ideias dele são todas erradas. Ele ensina filosofia, mas na prática acha que não passa de "masturbação mental" (o que dá pra entender nesse contexto). O bom é que o filme não o glamouriza. Apesar da Jill (Emma Stone) se encantar por ele, o filme deixa claro que não apoia a filosofia do personagem. 

- É engraçado a Jill falando do sofrimento do Abe, como se fosse algo que o tornasse interessante, sexy. Infelizmente muita gente pensa assim na vida real. Ótimos atores e caracterizações. 

- Boa a cena da roleta russa!

- Adoro a clareza da discussão, a precisão intelectual, psicológica. Há um senso de ordem e racionalidade no filme que não se vê todo dia. 

- SPOILER: Interessante o desenvolvimento da história (ele decidir matar o juiz, etc). No fundo o filme é uma crítica às ideias do cara e mostra o quão destrutiva pode ser a filosofia que ele segue, etc. É um filme racional sobre um homem irracional. 

- Engraçado o término da Jill com o namorado. Imagine se as pessoas fossem tão honestas e bem resolvidas assim na vida real, rs. 

- Legal o suspense que vai sendo criado quando a Jill se aproxima da verdade (ela deduzindo como o crime foi cometido, etc). O roteiro é muito bem estruturado. Começou como um romance entre uma garota e o professor de filosofia, depois virou uma história de crime, agora o foco mudou pra Jill indo atrás da verdade. Teria dado um ótimo suspense hitchcockiano, mas o foco do Woody Allen é mais no lado intelectual, na filosofia, etc.

- Boas reviravoltas no final! Incrível como a trama é bem construída, como a discussão moral é bem integrada nos acontecimentos da história, etc. Acho o Woody Allen um dos contadores de história mais competentes em atividade.

- SPOILER: Muito bom o clímax no elevador e o detalhe da lanterna. Desfecho "redondo" e satisfatório.

CONCLUSÃO: Não particularmente inovador (pro Woody Allen) ou emocionante, mas uma história altamente inteligente, bem contada e com ótimas caracterizações.

(Irrational Man / EUA / 2015 / Woody Allen)

FILMES PARECIDOS: Ela / Magia ao Luar / Match Point

NOTA: 7.5

Nenhum comentário: