sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Evereste

ANOTAÇÕES:

- A história tem um objetivo claro e o filme apresenta muito bem os obstáculos e os perigos de escalar a montanha, criando bastante apreensão.

- Imagens fantásticas das montanhas, das "cascatas de gelo", eles atravessando a ponte de corda, etc. Ver em IMAX 3D realmente vale a pena e aumenta a sensação de perigo.

- O filme consegue criar personagens convincentes e um universo bastante realista - pra um LEIGO, eles parecem realmente entender de alpinismo. Às vezes parece que estamos vendo um documentário da Discovery ou algo do tipo.

- Não me identifico muito com essas pessoas e acho que elas estão se colocando em perigo sem necessidade - então não é totalmente trágico que elas sofram as consequências. Mas ainda assim é possível entender o desejo dos personagens de superarem um desafio, de verem uma paisagem rara - ou mesmo de fugirem da depressão como no caso de um deles. Eu jamais estaria ali, mas consigo compreendê-los o bastante pra entrar na história.

- O elenco é incrível! Muita gente famosa fazendo papéis secundários, o que dá um tom urgente e grandioso pra produção.

- Roteiro muito bem estruturado. A escalada do Evereste já é interessante por si só e cheia de momentos tensos, mesmo antes das coisas começarem a dar errado.

- Bonita a chegada no topo da montanha! Adoro a japonesinha.

- Suspense forte e bem construído! O cara que chega atrasado no topo, o outro que começa a enxergar mal, o oxigênio que começa a acabar, a tempestade se aproximando, etc. Lembra o momento "iceberg" do Titanic - inclusive a trilha sonora é boa e lembra a de Titanic nesse momento.

- SPOILER: Ótima a cena da nuvem subindo. Chocado com o Doug se jogando na sequência.

- Quem foi que caiu tentando tirar o casaco??? Nessa hora da tempestade fica difícil reconhecer quem é quem. Não dá pra ver o rosto de ninguém - está todo mundo encapuzado e cheio de gelo.

- Foi bastante irresponsável o Rob ir escalar o Evereste com a esposa grávida. É triste, mas um outro lado meu fica pensando que se a família fosse tão importante assim pra ele, ele não teria viajado nesse momento!

- SPOILER: Horrível a mão congelada do Josh Brolin!! Achei que ele estivesse morto. Não é previsível quem irá viver e quem irá morrer.

- Apavorado com o resgate de helicóptero!

- SPOILER: O Rob morreu mesmo??? Deviam ter dado mais ênfase nisso, já que ele era um dos principais personagens.

- Legal o final com as fotos das pessoas reais.

CONCLUSÃO: Aventura tensa, tradicional, com produção, roteiro, direção e elenco bastante sólidos.

(Everest / Reino Unido, EUA, Islândia / 2015 / Baltasar Kormákur)

FILMES PARECIDOS: Gravidade / As Aventuras de Pi / Náufrago / Titanic / Apolo 13

NOTA: 7.5


Nenhum comentário: