quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nocaute

ANOTAÇÕES:

- Produção de qualidade, atores competentes. Nada de notável em termos de direção, mas bem feito.

- Boxe já não é dos esportes mais interessantes, e em vez do filme fazer a gente apreciá-lo (se é que isso é possível) ele o usa mais como um pretexto pra mostrar violência e imagens desagradáveis (pessoas babando sangue, etc), sem ter um bom conteúdo pra justificar isso tudo. Pra mim é como ver certos videoclipes atuais: você não precisa de uma boa música, basta mostrar corpos sensuais, violência, e comportamento auto-destrutivo que o público irá te respeitar.

- Não gosto muito do Jake Gyllenhaal nesse papel. Apesar de empenhado, ele não convence realmente como inculto/grosseiro, da mesma forma que De Niro convencia em Touro Indomável.

- SPOILER: Inesperada (e um pouco forçada) a morte da esposa! Se o filme se tornar uma história de vingança daqui pra frente não irá funcionar. A culpa da morte dela não é de fato do rival. E os dois mal se conhecem. Não há uma disputa relevante entre eles (como existia entre os 2 pilotos no filme Rush, por exemplo).

- Billy vai se tornando cada vez mais detestável. Prejudica a própria carreira, bate o carro de propósito, perde a filha por culpa própria, perde a casa, se revolta no tribunal sem razão, etc. Se o filme fosse uma crítica ao caráter dele, seria compreensível. Mas aqui isso é feito pra ele parecer sexy, "macho", etc.

- A filha fica rebelde e com ódio do pai de maneira muito rápida e artificial. Vira um personagem diferente de uma hora pra outra. Parece desculpa pra retratar relações conflituosas (e dar um ar mais "complexo" pro filme, que na verdade é superficial psicologicamente).

- No meio do filme quando ele começa a querer se reerguer, a história fica um pouco mais positiva (e clichê). E ainda não funciona totalmente, pois, diferente de tantos filmes de esporte, Billy não é um cara "pequeno", despreparado, tentando vencer um grande oponente. Quando o filme começou ele já era o melhor do mundo, e durante o filme ele só perdeu 1 luta pois estava extremamente abalado emocionalmente. Não dá pro filme querer ser uma história motivacional, de superação, etc.

- Luta final previsível, não muito empolgante e pouco cinematográfica. Difícil se impressionar com Billy pois não vemos muito bem as técnicas dele sendo aplicadas. Só sabemos mais ou menos o que está acontecendo por causa da narração.

CONCLUSÃO: Bem produzido, mas não empolga como filme de superação, é cheio de clichês e tenta compensar o roteiro mediano com métodos baratos (violência, etc).

(Southpaw / EUA / 2015 / Antoine Fuqua)

FILMES PARECIDOS: Whiplash / Rush: No Limite da Emoção / O Vencedor / O Lutador / Rocky - Um Lutador

NOTA: 5.0

Nenhum comentário: