sábado, 3 de outubro de 2015

Virtudes e Tipos de Filmes


Estou desenvolvendo uma nova forma de classificar os filmes, e antes disso preciso tentar relacionar aqui as qualidades mais fundamentais dos bons filmes e bons cineastas na minha visão.

----------------------------------------------------------

QUALIDADES DOS MELHORES FILMES:

Fundamentais:

1. PRAZER. São projetados para estimular e dar prazer para o espectador, apresentando os elementos da obra ao longo de uma narrativa compreensível, envolvente, com momentos memoráveis, em direção a um clímax satisfatório.
2. VIRTUDE. São um mostruário de virtudes individuais - celebram a visão, os valores e talentos do autor (ou autores), e também do elenco e da equipe envolvida na produção.

Outras qualidades (que derivam dessas fundamentais):

- Comunicam as ideias e valores do autor (ou autores) de maneira objetiva e adequada para a mente do espectador.
- São internamente coerentes / consistentes.
- Os acontecimentos e as ações dos personagens são críveis dentro do contexto da história.
- Comandam com eficiência a atenção da plateia, demonstrando conhecimento sobre a cognição humana.
- Apresentam personagens carismáticos (sejam heróis, vilões ou algo no meio) e relacionamentos atraentes entre os personagens principais.
- Demonstram (no estilo, no conteúdo ou em ambos) uma atitude positiva em relação à vida, à plateia, e estão em harmonia com conceitos como: autoestima, talento, racionalidade, prazer, ambição, integridade, independência, criatividade, originalidade, benevolência, respeito à vida e à liberdade, entre outros.
- Não colocam estilo acima de conteúdo e acima de elementos mais importantes da obra como roteiro, personagens.
- Não são primeiramente um veículo para comentários sociais / políticos. Funcionam como uma experiência artística independentemente de sua "função" social.
- Não dependem que o espectador tenha informações externas especiais a respeito do autor ou de assuntos específicos para funcionar. Valorizam a universalidade e a atemporalidade.
- Focam em valores e temas universais que têm grande importância para o público.
- Demonstram um amplo conhecimento sobre a natureza humana e sobre a realidade em geral.
- Sabem estimular o intelecto e provocar as emoções necessárias no espectador.
- Levam os personagens aos limites da experiência humana, dentro do contexto da história (não são mornos / apáticos).
- Oferecem variedade: não são monótonos emocionalmente / tematicamente / esteticamente.
- Têm um senso de hierarquia: sabem enfatizar os elementos mais importantes da obra e atenuar os menos relevantes.
- Sabem integrar os vários elementos do filme em um todo coerente, sem partes sobressalentes, a favor do propósito do filme (estilo, conteúdo, trama, personagens, fotografia, som, etc).
- Evitam falhas e elementos que contradizem o propósito do filme.
- Criam um senso de harmonia e beleza.

---------------------------------------------------------------------------------------

Isso é um resumo breve e genérico, mas se eu vou gostar ou não de um filme, irá depender de como o filme se relaciona com as qualidades que estão nessa lista. Se você discordar da minha opinião sobre algum filme, provavelmente será porque você discorda de algum desses valores ou porque interpretamos algum aspecto do filme de maneira diferente.

Considerando isso, eu vou agora separar os filmes em 5 categorias, dependendo da forma como eles se relacionam com essas qualidades - e irei atribuir uma letra e um "apelido" pra cada tipo para ficar mais fácil identificá-los:


Isso é apenas um experimento, uma tentativa de criar um novo tipo de classificação e ainda não sei se ela continuará dessa mesma forma e se irei utilizá-la no dia a dia aqui no blog (não pretendo abandonar o gráfico nem nada). Tive essa iniciativa porque pediram pra eu fazer uma lista dos piores filmes que eu já vi, e percebi que precisaria de um sistema pra indicar o motivo pelo qual não gostei de cada um sem ter que escrever críticas individuais.

Minha ideia é poder classificar os filmes de acordo com essas letras (A / B / C / D / F). Quando o filme pertencer a mais de 1 categoria, posso colocar letras adicionais ao lado da primeira.

2 comentários:

Djefferson disse...

Caio, dou-lhe meus parabéns a ti como blogueiro. Não apenas pelo fato de ser acessível, diferentemente dos blogs famosos de humor e portais de notícias da "cultura pop". Mas também pelo fato de ler os comentários, atender a pedidos, ponderar as situações e contextos envolvidos aos mesmos, e então se reinventar de acordo para poder executar a tarefa mais facilmente.
Não lembro de ninguém que tenha feito isso.

Independente da parte "crítico", onde poderíamos até discordar completamente, pela parte "blogueiro" você tem o meu respeito. Estou ansioso para ver a lista.

Caio Amaral disse...

Valeu Djefferson..! Fico feliz em ser considerado um bom blogueiro pelo menos, se não um bom crítico, hahah. Infelizmente minhas opiniões destoam bastante das da maioria, então acabo espantando os leitores.. mas enfim, a meta no fim é exercitar o julgamento, organizar as ideias, aprender com os filmes, etc. Mas é bom saber que tem algumas pessoas aqui pra compartilhar isso, abs!