terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Anomalisa

NOTAS DA SESSÃO:

- Demais o começo com a tela preta e só o som das vozes. Transmite de maneira interessante o sentimento de alienação do personagem.

- Muito diferente e bem feita a técnica de animação.

- Incrível a ideia de todas as pessoas terem o mesmo rosto, exceto o protagonista. É outra forma interessante e original de mostrar como ele se sente entediado com sua rotina e desconectado de todo mundo (as interações dele com o taxista, os funcionários do hotel, com a esposa, também são divertidas de tão enfadonhas).

- Estranho a Lisa ter uma voz diferente, olhos castanhos, mas ainda ter um rosto bem parecido com o de todo mundo. Sem falar que ela não é nada atraente: é burra, desinteressante... Ou seja, não é que o Michael encontrou a mulher de sua vida. É que as outras pessoas são tão entediantes que, quando ele viu qualquer detalhe surpreendente em alguém, já achou que estava apaixonado!

- Ele quer beijar a cicatriz da menina? Michael parece estar ficando com Lisa por pena, por um ato de altruísmo, não por amor. O que ele acha "extraordinário" nela parece ser justamente o fato dela não ter nada de extraordinário e ser absolutamente comum. São meio suspeitas as noções de amor do filme.

- SPOILER: A cena de sexo é uma das mais estranhas que já vi! É uma cena feia, mas tenho que aplaudir pela ousadia e até pela sensibilidade (apesar de ser uma animação, foi uma das mais realistas que já vi).

- SPOILER: Genial que quando eles "oficializam" a relação, Michael subitamente começa a enxergar todos os defeitos nela. A ideia da voz e do rosto da personagem se transformando é incrível. O filme acaba se redimindo, pois mostra que não estava elogiando o romance entre ele e Lisa... Estava apenas retratando algo que não teria futuro. A atração que Michael sentiu por ela foi altamente subjetiva, irracional, não era uma base sólida pra um relacionamento, então faz sentido esse desfecho.

- Horrível a palestra que ela dá. Não dá pra saber se o filme quer mostrar apenas o personagem como um fracassado, ou se ele está também tirando um sarro do mundo corporativo, do sucesso, etc. O filme é bom mas certamente perde uns pontos em termos de Senso de Vida.

- Fantástico no final podermos ver Lisa e a amiga como elas realmente são, sem ser pelo ponto de vista de Michael - e a amiga de Lisa ter um rosto totalmente diferente do que vimos antes.

CONCLUSÃO: Apesar de alguns valores suspeitos, é um retrato altamente original, criativo e inteligente um homem frustrado.

Anomalisa / EUA / 2015 / Duke Johnson, Charlie Kaufman

FILMES PARECIDOS: Birdman / Ninfomaníaca / Ela / Adaptação

NOTA: 8.0

2 comentários:

Anônimo disse...

Me diga uma coisa, teria como dar uma descrição desta tal cena bizarra de sexo? Fiquei muito curioso e não vou aguentar até assistir. Seria parecida com a cena de sexo dos bonecos do Team America?

Caio Amaral disse...

Eles não fazem nada de bizarro sexualmente falando.. Fetiches, etc.. Eu nunca vi Team America, mas não deve ter nada a ver.. A intenção da cena de Anomalisa é ser sensível, bonita.. É que você ver bonecos animados fazendo sexo.. e de maneira tão sutil e realista quanto no filme.. é algo que me pareceu incrivelmente estranho.. rsss.