quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Clã / Mistress America

Vou fazer um breve comentário a respeito desses 2 filmes que assisti há umas semanas e acabei não fazendo postagem por falta de tempo.

O Clã (El Clan / Argentina, Espanha / 2015 / Pablo Trapero)

Retrato de uma família de criminosos que, além de ter uma narrativa fraca, muitas vezes confusa, me irrita por glamourizar bandidos, violência, retratando os personagens como se eles fossem cool, quando na realidade eles não têm nada de interessante que mereça estar num filme além do fato de serem sequestradores.

FILMES PARECIDOS: Selvagens / O Homem da Máfia

NOTA: 4.5


-------------------------------------------

Mistress America (EUA, Brasil / 2015 / Noah Baumbach

Filme Naturalista mas sobre personagens muito bem escritos, com diálogos sensíveis, frequentemente brilhantes (que lembram os dos filmes do Woody Allen). O problema é que, ao contrário dos personagens do Woody (que costumam ser carismáticos e divertidos), a personagem da Greta Gerwig é bastante irritante e não chega a provocar grandes risadas - o filme tem uma relação de amor e desprezo por ela, a retratando ao mesmo tempo como heroína e como fracassada (Noah Baumbach parece ter uma relação mal resolvida com o sucesso profissional e muitas vezes retrata personagens fracassados de maneira ambígua, demonstrando certo afeto mas sem deixar que o público simpatize demais por eles).

FILMES PARECIDOS: Frances Ha / Antes da Meia-Noite / Margot e o Casamento

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: