quarta-feira, 16 de março de 2016

Um Homem Entre Gigantes

NOTAS DA SESSÃO:

- A produção é boa (trilha, fotografia...), o tema é diferente e o personagem principal é admirável, íntegro - embora Will Smith não convença 100% nesse papel na minha opinião (não acho injusto ele não ter sido indicado ao Oscar).

- David Morse está assustador como Mike Webster! Boa performance, apesar de curta.

- É interessante a investigação do Dr. Omalu, a cena em que ele descobre os problemas no cérebro do Mike Webster, etc. Mas ainda fica a sensação de que o filme está tentando criar um grande suspense em cima de uma história que não é tão empolgante assim pra plateia. Não temos a impressão que os fatos irão revolucionar a medicina ou ter um grande impacto no mundo do futebol (afinal ninguém parou de jogar). E não chega a ser uma revelação espantosa a de que jogadores de futebol americano ou lutadores de boxe sofrem lesões no cérebro... É quase senso comum.

- A atriz que faz a roommate do Will Smith está péssima! O romance não é nada convincente/envolvente e parece irrelevante pra história. Se eles tivessem focado mais nas dificuldades do Will Smith de se relacionar com os outros (por ele lidar com a morte diariamente em seu trabalho), o romance soaria mais integrado ao filme e não como uma sub-trama gratuita.

- Futebol americano não é jogado há mais de 1 século? Por que então de uma hora pra outra um monte de gente começou a morrer? O filme não explica direito isso. Parece uma epidemia que começou agora sem motivo.

- A história ganha força no segundo ato, quando o filme vira um conflito entre a ciência e os interesses financeiros da NFL. O roteiro é bem estruturado: Smith tendo que acumular vários casos pra provar sua teoria, as ameaças por telefone, a persistência diante das pressões, etc.

- SPOILER: Realmente esse papel da namorada é muito ingrato! Esse papo motivacional/religioso parece livro ruim de autoajuda. E a história dela perder o filho (supostamente por causa da "perseguição" de carro) também parece uma tentativa artificial de tornar a trama menos morna; mostrar que o Dr. Omalu enfrentou coisas extraordinárias em sua luta.

- SPOILER: O desfecho e a eventual vitória do protagonista não são tão empolgantes. Ele simplesmente espera anos até que a morte do Dave Duerson reacende a discussão e ele passa a ser levado mais a sério. Mas fica a impressão que as coisas não mudaram muito, que a NFL não tomou medidas importantes por causa dele, etc.

CONCLUSÃO: Filme honesto, bem intencionado, mas um pouco morno por se basear numa história sem um grande apelo cinematográfico.

Concussion / Reino Unido, Austrália, EUA / 2015 / Peter Landesman

FILMES PARECIDOS: Spotlight: Segredos Revelados / O Homem Que Mudou o Jogo / Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

NOTA: 6.5

Nenhum comentário: