quinta-feira, 9 de junho de 2016

Set Pieces e Grandes Cenas

Set Pieces podem ser um dos ingredientes mais importantes em um filme. Os melhores filmes são frequentemente os que têm os melhores "set pieces", e não necessariamente aqueles que são bons o tempo inteiro ou os que tem menos falhas (traçando um paralelo com a vida real, as viagens das quais mais nos lembramos são geralmente aquelas que tiveram os momentos mais inesquecíveis e prazerosos, que atingiram os picos mais altos, e não as que foram uniformemente agradáveis do começo ao fim ou que tiveram menos problemas). Set Pieces são como pequenas cápsulas que condensam um grande valor cinematográfico de maneira estimulante e memorável num pequeno espaço de tempo.

-----------------------------

Definição da Wikipedia:

Na produção cinematográfica, um "set piece" é uma cena ou sequência de cenas cuja execução requer um sério planejamento logístico e um considerável gasto de dinheiro. O termo "set piece" é frequentemente usado de maneira mais abrangente pra descrever qualquer clímax dramático ou cômico numa história, particularmente aqueles que oferecem alguma resolução, transição, ou conclusão dramática. Então o termo é frequentemente usado pra descrever qualquer cena que seja tão essencial para um filme que elas não podem ser deletadas ou puladas no cronograma de filmagem sem que a integridade do produto final seja seriamente danificada. Muitas vezes, roteiros são escritos em torno de "set pieces", particularmente em filmes-evento de grande orçamento.

"Set pieces" normalmente são planejados meticulosamente através de storyboards, testes de imagem, ensaios, em contraste com cenas menores onde o diretor e os atores podem fazer de maneira mais improvisada. Cada ação exige os esforços conjuntos de departamentos diferentes: cenógrafos, efeitos especiais práticos e digitais. Na maioria dos filmes, grupos diferentes de pessoas trabalharão em "set pieces" diferentes individualmente já que eles podem exigir muito tempo de preparo antes da filmagem. Por exemplo, a perseguição de carro em Matrix Reloaded levou meses para ser preparada e custou 30 milhões de dólares, incluindo 5 milhões pra construir a rodovia. Alfred Hitchcock se referia a "set pieces" como "crescendos" e costumava colocar pelo menos 3 deles em todos os seus filmes.

-------------------------------

É importante lembrar que set pieces existem em todos os gêneros, não apenas em super produções, e não necessariamente têm efeitos visuais complexos. Uma sequência de diálogo também pode ser feita como um set piece. Eles são como pequenos "clipes" dentro de um filme, com começo, meio, clímax e fim, que podem durar 1 minuto, 5 ou até mais, e se destacam do resto da narrativa por terem mais ideias, planejamento, conteúdo, intensidade, importância e valor de entretenimento - como diamantes lapidados no meio de pedras menos brilhantes e definidas.

No fundo o que estou dizendo é que a CENA é a unidade fundamental de um filme, e que os melhores filmes são aqueles que nos presenteiam com as melhores cenas (que, quando são particularmente bem trabalhadas, podem ser chamadas de Set Pieces). Qualquer pessoa que já tenha visto filmes o suficiente sabe que suas melhores memórias cinematográficas vêm de momentos e acontecimentos específicos num filme, trechos de alguns segundos ou minutos, e não de uma vaga lembrança envolvendo a história como um todo, sem nada de particular que tenha sido especialmente empolgante. Sabendo disso, o diretor que se preocupa com o espectador naturalmente constrói um filme ao redor de boas cenas, em vez de simplesmente tentar prender a atenção momento a momento, distraindo a plateia até o final da história.

Essa necessidade de viver "momentos" parece ser uma característica natural da mente humana, e que influencia diversas atividades - pode explicar, por exemplo, por que canções (mesmo sendo curtas em comparação a um filme) ainda precisam de refrões e ganchos, por que aniversários precisam de bolos com velas, etc.

Exemplos de Set Pieces:

- O ataque de helicópteros ao som de "Cavalgada das Valquírias" em Apocalypse Now.
- A perseguição nas trincheiras da Estrela da Morte em Star Wars.
- O assassinato da Drew Barrymore em Pânico.
- O Club Silencio em Cidade dos Sonhos
- A ponte suspensa em Indiana Jones e o Templo da Perdição.
- Woody Allen na fila do cinema em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.
- O ataque do monomotor em Intriga Internacional.
- O orgasmo na lanchonete em Harry e Sally - Feitos um Para o Outro.
- A escalada do Burj Khalifa em Missão Impossível: Protocolo Fantasma.
- A canção "Let It Go" em Frozen: Uma Aventura Congelante
- A chegada no baile de máscaras em De Olhos Bem Fechados
- A cena do chuveiro em Psicose.
- O beijo na proa do navio em Titanic.
- O primeiro ataque do T-Rex em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros.

4 comentários:

Anônimo disse...

A cena de "Apocalypse Now" não terá sido feita com alguma intenção de comparar as ações do exército americano no Vietnã com as atrocidades dos nazistas, que tanto culltuavam Richard Wagner?

Caio Amaral disse...

Nunca li isso em nenhum lugar mas acho possível.. é que o filme tem uma atitude meio em cima do muro pelo que lembro.. ao mesmo tempo em que expõe os horrores da guerra, ele torna a guerra um espetáculo, mostra a potência americana.. Não sei se ele é explicitamente anti-EUA.. não vejo o filme há uns 10 anos então não saberia julgar direito, mas é uma associação interessante.

Anônimo disse...

Em Frozen faltou uma história que se encaixasse com Let It Go, apesar do filme ter sido feito em função da música e da cena. Confesso que gosto mais de From The First In Forever. Mas de fato foi a cena de Let It Go que fez o sucesso do filme. Uma amostra disso é esse vídeo que mostra um grupo de marines assistindo Frozen. Gostaram principalmente da parte em que Elsa assanha o cabelo e transforma o vestido:
https://www.youtube.com/watch?v=ER4srD951bw

Caio Amaral disse...

Haha, não tinha visto esse vídeo ainda..! Acho "Let It Go" um set piece brilhante se visto isoladamente.. mas no contexto da história me irritou mais do que divertiu. As outras cenas musicais também são set pieces né.. aliás, um dos motivos de eu ser fã de musicais, é que a natureza do gênero praticamente força os filmes a serem planejados ao redor de set pieces. Terror e ação têm essa inclinação também. Abs!