domingo, 28 de agosto de 2016

Pets: A Vida Secreta dos Bichos

NOTAS DA SESSÃO:

- Lindo o voo inicial por Nova York, o visual estilizado da cidade, grandioso, etc. A premissa é divertida (os animais de estimação terem uma vida secreta), embora se pareça muito com Toy Story. E a partir do momento em que os 2 cães são raptados, o filme fica igual Procurando Nemo. É tudo é extremamente familiar: essa apresentação do universo dos animais é parecida com a de todos os filmes da Pixar - as piadinhas comportamentais, a personalidade dos bichos (tem sempre o animal pequeno e fofinho que se revela violento, etc). Não acho os protagonistas particularmente gostáveis, mas o filme é feito com mais inteligência e capricho que a média.

- Interessantes a ideia dos vilões serem animais descartados que agora se tornaram "revolucionários anti-humanos". Acho sempre perspicaz quando os vilões são motivados por um senso de rejeição e inferioridade (em vez de serem maus por natureza), pois na minha visão é daí que realmente vem muita da maldade do mundo.

- A trama é bem feita, com diversos conflitos simultâneos, e a ação é plausível. Temos os 2 cães tentando voltar pra casa e tendo que escapar dos bandidos, há também o conflito entre Max e Duke que não se gostam a princípio mas vão passando a confiar um no outro, paralelamente temos os amigos deles na missão de encontrá-los (e os conflitos particulares dessa história, por exemplo os animais tendo que confiar no falcão que é um predador perigoso, etc).

- O que me impede de gostar mais do filme, além do fato dele não ser muito original, é o fato dos valores da história serem chatos, coletivistas, quererem "educar" as crianças. A mensagem é: devemos aprender a conviver com as diferenças, temos que ser leais aos nossos amigos, etc. Há um pouco também daquilo que falei no vídeo sobre motivação de personagem... Do filme ser apenas sobre os personagens tentando corrigir problemas pra poderem voltar pra vida normal que tinham antes. Não há a expectativa de algo realmente interessante que possa acontecer, que vá emocionar a plateia, etc. A amplitude emocional do filme é pequena. Ele é esperto, divertido, caprichado, mas nunca brilhante, inesquecível, etc.

- O clipe no final é bonito: todos se reencontrando com os donos, etc. Divertido também o destino do coelhinho-vilão.

------------------

CONCLUSÃO: Animação divertida, inofensiva, melhor até que alguns dos últimos trabalhos da Pixar, mas que infelizmente não ousa muito em termos de história, conteúdo, humor, e acaba se parecendo com vários outros filmes.

The Secret Life of Pets / Japão, EUA / 2016 / Yarrow Cheney, Chris Renaud

FILMES PARECIDOS: Procurando Dory (2016) / Ratatouille (2007) / Procurando Nemo (2003) / Toy Story (1995)

NOTA: 6.8

9 comentários:

Anônimo disse...

A Pixar criou um fenômeno sem precedentes na história do cinema. Caso seu primeiro filme tivesse sido Carros, ou até mesmo Vida de Inseto, as obras de outros estúdios soariam mais originais ou teriam algum ponto positivo adicional.

Mas a Pixar além de ser a primeira a utilizar tal tecnologia revolucionária e ter um castig inédito de vozes, conseguiu colocar todas as melhores idéias possíveis e imagináveis pelo homem em um roteiro que é considerado "perfeito" pelos maiores críticos e especialistas de cinema em um filme infantil feito para adultos.

Então não é culpa da Pixar de hoje ou de outros estúdios de não conseguirem ser originais ou tão bons quanto, mas da Pixar anterior por ter feito de Toy Story algo insuperável até por eles mesmos.

Eles estabeleceram um padrão de qualidade que não deveria ser visto como a média, mas como a o enaltecimento de seu trabalho que foge à padrões em cada filme produzido.

O padrão de qualidade para avaliar os filmes de animação deveria ser a DreamWorks.

Mas divergindo da opinião da maioria, considero Os Incríveis o melhor trabalho do estúdio.

Caio Amaral disse...

Olha, não acredito muito nisso de alguém poder fazer algo tão incrível que impeça definitivamente a concorrência (e os próprios criadores) de criarem coisas igualmente boas ou melhores.. a criatividade é uma coisa meio sem limites e contextual.. quando vc acha que acabaram as possibilidades, sempre surge alguém com uma ideia original, ou com uma combinação original de velhas ideias.. e mesmo sem ser extremamente original, dá pra vc fazer algo excelente dentro de um gênero sem parecer uma imitação.. já leu minha postagem Mentalidade Clichê? Vou postar o link aqui pq tem a ver com esse tópico... abs!!

http://profissaocinefilo.blogspot.com.br/2014/09/mentalidade-cliche.html

Anônimo disse...

"O padrão de qualidade para avaliar os filmes de animação deveria ser a DreamWorks."
Acho que já está sendo assim. A maioria das animações recentes da Disney está seguindo o modelo de Shrek, zombando de seu passado romântico, fazendo piadas de gosto meio duvidoso e referências a filmes que só adultos veem.

Anônimo disse...

É certo que o prestígio alcançado pela Pixar não impede que os concorrentes criem algo similar ou melhor, mas acaba obscurecendo o trabalho dos outros, como a própria Disney projetou uma sombra sobre outras animações, que ou acabavam ignoradas e/ou confundidas pelo público com filmes da Disney.
A Pixar chegou a ser tão predominante que conseguiu que um filme no máximo mediano como 'Valente' levasse o Oscar de animação, que deveria ter sido de 'Paranorman' ou "A Origem dos Guardiões" (que nem foi indicado).

Caio Amaral disse...

Esse ano do Valente eu tinha achado fraco pra animação, então não achei injusto o resultado do Oscar.. mas não vi Paranorman.. A Origem dos Guardiões lembro que surpreendeu visualmente, mas não curti tanto assim o protagonista, a história, etc. Não me pareceu coisa pra Oscar. Nesse gênero de animação sempre houve uma espécie de "monopólio" da Disney né.. que só foi ameaçado pela Pixar nas últimas décadas.. mas isso é pq eles sempre foram os mais consistentes em entregar trabalhos de boa qualidade técnica e com valor de entretenimento.. e não por um favoritismo irracional, acho eu..

Anônimo disse...

Muita gente preferia que Detona Ralph tivesse ganho o Oscar. Mas talvez seja só porque o filme era sobre games.

Caio Amaral disse...

O começo do Detona Ralph eu até gostei, com as referências aos games, etc.. mas depois ele foge desse universo né..

Anônimo disse...

A história do Detona Ralph acabou sendo muito mais sobre aquela menina chata do que sobre o personagem-título. Aliás, nos filmes recentes da Disney, a gente só consegue ter alguma idéia da história depois que o filme chega aos cinemas. A propaganda e as sinopses divulgadas pelo estúdio muitas vezes não condizem com os filmes. Os trailers de Enrolados e Frozen saíram com cenas que não estão nos filmes.

https://www.youtube.com/watch?v=sNo2eASLGVM

https://www.youtube.com/watch?v=S1x76DoACB8

Caio Amaral disse...

Hehe... é comum em todos os gêneros eles lançarem os trailers antes da edição final estar pronta né... dos efeitos especiais estarem finalizados... então surgem essas diferenças... mas eu particularmente nunca reparo... a não ser que alguém comente depois, tipo você agora. Normalmente vejo trailers sem prestar atenção de propósito.. pra não perder o senso de novidade quando estrear, hehe. Abs.